Lutador Autista que promove a inclusão com aulas infantis de jiu-jitsu

Por | Social Media na Uníntese |


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Já conhece o lutador autista que promove a inclusão com aulas infantis de jiu-jitsu?

O professor Eduardo Friederich dá aulas de jiu-jitsu para cerca de 100 crianças em Arroio do Meio-RS. Entre elas, seis apresentam o transtorno do espectro autista, como o professor.

O lutador e professor de jiu-jitsu de Arroio do Meio, no Vale do Taquari, vem promovendo a inclusão por meio de aulas da arte marcial. Mais do que praticar um esporte, Eduardo Friederich, que é autista, ensina os alunos a promoverem o respeito e a colaboração.

O jiu-jitsu como integrador social para crianças autistas

Ele começou a dar aulas em 2018, mas, desde a adolescência, já colecionava medalhas no esporte que o ajudou a desenvolver a interação social.

“Assim como em muitas artes marciais, o jiu-jitsu é praticado dentro do tatame, mas é fora dele que crianças, familiares e professores enfrentam o principal adversário: o preconceito. E nessa luta, ninguém está sozinho”, afirma Eduardo.

“Eu já me sentia diferente no colégio, lá pelos 12 anos. Eu via que eu não conseguia fazer coisas que meus colegas faziam, não conseguia ter a mesma interação, porque gostava de ficar na minha. Me sentia uma peça fora do quebra-cabeça”, conta Eduardo.

Além disso, uma associação pró-autista da cidade utiliza a academia de Eduardo para promover encontros entre pais e profissionais. A parceria entre o professor e a associação começou neste ano e vem ajudando pais e mães de crianças com autismo a lutar pela inclusão e o desenvolvimento social.

O lutador autista que promove a inclusão com aulas infantis de jui-jitsu utiliza o local para promover campeonatos beneficentes na região, que ajudam na inclusão dos alunos na comunidade.

“O jiu-jitsu me trouxe confiança. Uma característica do autismo é esse medo de tentar, de perder. O esporte me trouxe a confiança para conseguir lidar com uma situação difícil, para conduzir melhor em casa, dar um exemplo e uma atitude para os meus filhos”, diz o professor.

Aprenda mais sobre o Autismo

O Transtorno do Espectro do Autismo é considerado um transtorno de neurodesenvolvimento. Nele, a criança tem dificuldade na comunicação social e mantém um interesse limitado e estereotipado. Isso significa que é uma alteração que ocorre dentro do cérebro no qual as conexões entre os neurônios se dão de uma forma diferente. Sendo assim, a pessoa tem dificuldade em interagir com as outras de uma maneira proveitosa.

Há várias características e níveis de autismo, estudadas e catalogadas pela ciência, mas há também vários mitos a respeito dele. Por isso, é bom ter cuidado com as coisas que lemos! É sempre bom ficar de olho nos sinais do autismo, pois quanto mais cedo se iniciar uma intervenção, mais chances ela tem de aumentar a autonomia da criança.

Em primeiro lugar, é importante que crianças autistas desde cedo se sintam encorajadas a conviver socialmente.

Por isso, nós como sociedade, pais, familiares e professores, também temos que nos conscientizar sobre os diferentes aspectos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

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