SOS Surdo: conheça o portal de denúncias para surdos

Por | Social Media na Uníntese |


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Conheça o SOS Surdo, um portal gratuito de denúncias para os surdos, que já recebeu mais de 2 mil reclamações referentes à falta de acessibilidade em instituições diversas.

Ser surdo em um mundo ouvinte não é fácil. Todos os dias o surdo sofre com a dificuldade de comunicação e atendimento em diversas situações, como por exemplo, para marcar uma consulta médica, realizar uma compra no shopping, ir ao banco, entre outros. Essa falta de acessibilidade precisa ser denunciada e corrigida e esta é a proposta do portal SOS Surdo.

A plataforma de denúncias SOS Surdo é gratuita e existe para auxiliar os surdos, que diariamente enfrentam barreiras referentes à acessibilidade. Desenvolvido pela empresa brasileira Helpvox Connect, o portal recebe denúncias em todos os formatos, desde textos e fotos, até vídeos em Libras ou oralizados.  

Lembrando que a comunidade surda pode realizar denuncias sobre a falta de acessibilidade em qualquer tipo de serviço.

Como realizar uma denúncia?

Para realizar sua denúncia é simples, basta acessar o site, cadastrar-se e enviar sua reclamação. Depois é só relatar seu problema com todas as informações necessárias e escolher o formato desejado para enviar sua denúncia (texto, foto ou vídeo).

Outra facilidade da ferramenta é que graças a tecnologia é possível gravar o vídeo ou enviar o texto e as fotos diretamente do local que não tem acessibilidade. Além disso, é possível compartilhar sua denúncia por meio da plataforma nas redes sociais.

Solução dos casos

Mas afinal, o que acontece após o envio de uma denúncia? Em primeiro lugar, todas as denúncias são analisadas pela equipe do portal SOS Surdo. Em seguida é enviada uma notificação para a empresa ou instituição citada na denúncia. Após isso, segue sendo feito um acompanhamento do andamento da reclamação e caso a reclamação não seja respondida a empresa sofrerá as consequências previstas em Lei.  

De acordo com o diretor do SOS Surdo, Cleber Santos, casos com grande número de denúncias e reclamações são encaminhados ao Ministério Público e às autoridades competentes.

Além disso, as empresas e instituições que forem citadas serão notificadas por e-mail e terão direito de resposta. Caso, estas empresas e instituições resolvam o problema apontado pela pessoa surda, a atualização do caso é registrada na plataforma. Por fim, a vítima pode avaliar o resultado da situação e confirmar se o caso foi realmente resolvido.

Iniciativas como a do portal SOS Surdo são de suma importância, pois apesar dos avanços em relação à acessibilidade em nossa sociedade, ainda há um longo caminho a ser percorrido na derrubada de barreiras comunicacionais no dia a dia da comunidade surda. Por isso, sempre que necessário denuncie e compartilhe esse tipo de informação com quem precisa.

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