O 5º Congresso Digital da Faculdade Uníntese coloca o fator humano no centro das discussões sobre Libras, Educação Bilíngue, tradução e prática profissional.
Em um cenário marcado pela inteligência artificial, pela tradução automática e por novas tecnologias, o evento propõe reflexões sobre ética, formação, acessibilidade e os desafios da atuação profissional, valorizando aquilo que a tecnologia não substitui: conhecimento, sensibilidade e decisão humana.
De 21 a 25 de setembro de 2026, professores, pesquisadores, acadêmicos, egressos e profissionais se encontram em uma programação que aproxima conhecimento acadêmico e experiências da prática profissional.
Garanta sua Vaga
Preencha o formulário abaixo para confirmar sua vaga, entrar no grupo do WhatsApp e ficar por dentro de todas as informações
Conhecimento, experiência e protagonismo humano em debate
Em um cenário cada vez mais marcado pela inteligência artificial, pela tradução automática e pelas transformações digitais, refletir sobre o papel humano na educação, na comunicação e na atuação profissional torna-se essencial. O 5º Congresso Digital da Faculdade Uníntese reúne, em uma só edição, o 7º Seminário Online de Língua Brasileira de Sinais, o 5º Workshop Online de Educação Bilíngue para Surdos, a 8ª Semana Acadêmica da Faculdade Uníntese e o 3º Encontro dos Egressos. Juntos, esses eventos promovem reflexões sobre Libras, Educação Bilíngue, tradução e interpretação, ética, formação e prática profissional, valorizando o conhecimento, a experiência e a tomada de decisão humana diante dos avanços tecnológicos.
O 5º Congresso Digital da Faculdade Uníntese integra diferentes programações e perspectivas em torno de um mesmo propósito: ampliar o debate, fortalecer a formação e conectar conhecimento acadêmico às experiências da atuação profissional.
7º Seminário Online de Língua Brasileira de Sinais
Reflexões sobre a Língua Brasileira de Sinais, tradução, linguística e avanços tecnológicos.
5º Workshop Online de Educação Bilíngue para Surdos
Práticas pedagógicas, inclusão escolar e o futuro do ensino para a comunidade surda.
8ª Semana Acadêmica da Faculdade Uníntese
Debates científicos, apresentação de pesquisas e troca entre professores e estudantes.
3º Encontro dos Egressos
Vivências reais de ex-acadêmicos e profissionais atuantes no mercado de trabalho e na educação.
Nossos Objetivos
Promover reflexões sobre Libras, Educação Bilíngue, tradução e prática profissional, fortalecendo o protagonismo humano e a ética diante das transformações digitais.
Certificação
A participação no evento é gratuita. Para quem desejar a certificação, será cobrada uma taxa única de R$ 75,00.
Dúvidas Frequentes
O evento é realmente gratuito?
Sim! O acesso do 5° Congresso digital é 100% gratuito, transmitido via Youtube da Faculdade Uníntese. Você só paga se desejar emitir o certificado oficial de 40 horas.
Como e onde assistirei às palestras?
O congresso será transmitido online ao vivo, pelo canal oficial da Faculdade Uníntese.
Como funciona a emissão do certificado?
Para obter o certificado de 40h emitido pela Faculdade Uníntese, é necessário comprovar pelo menos 75% de presença em todos os turnos do evento nas atividades ao vivo e realizar o pagamento da taxa única de R$ 75,00.