A emocionante história de Andrea Bocelli, o tenor cego que encantou o mundo todo com sua música

Por | Social Media na Uníntese |


Tags: , , , ,

Quando ouvimos o nome de Andrea Bocelli nossas emoções se movem, ao lembrarmos de sua voz e talento. Assim, raramente nos damos conta da emocionante história do músico e tenor cego que encantou o mundo todo com sua sensibilidade e não permitiu que a cegueira fosse um impedimento em sua carreira.

Considerado um dos maiores nomes de sua geração e aclamado no mundo todo, o italiano Andrea Bocelli é considerado um artista completo. Tenor, compositor e produtor musical, Bocelli é conhecido internacionalmente por sua capacidade vocal e também por sua emocionante história de vida. Continue lendo para conferir!

A emocionante história de Andrea Bocelli

Nascido em 22 de setembro de 1958, em Lajatico, na região de Toscana, na Itália, Andrea Bocelli tinha problemas de visão desde seu nascimento, mas só ficou totalmente cego aos 12 anos de idade após um acidente.

Seus pais Alessandro e Edi Bocelli, viviam com o pequeno Andrea na fazenda da família, que ficava a cerca de 40 km da cidade de Pisa.

Aos 12 anos de idade Andrea passou por uma experiência traumática. O garoto que já tinha problemas de visão desde seu nascimento, sofreu um golpe de uma bola de futebol na cabeça, enquanto brincava, e assim, perdeu definitivamente sua visão. Antes disso, Andrea já havia recebido o diagnóstico de glaucoma.

No entanto, a cegueira nunca impediu Andrea de estudar música. Isso porque, desde os 6 anos de idade ele fazia aulas de piano e depois também aprendeu a tocar flauta, saxofone, trompete, harpa, violão e bateria.

Além disso, outro fato muito interessante é Andrea gostava de tocar órgão na igreja próxima a sua casa, que costumava frequentar aos domingos com sua avó.

Nesta mesma época, com apenas 12 anos de idade, Andrea alcançou sua primeira grande vitória em uma competição musical, vencendo o prêmio Margherita d’Oro, com a canção “O Sole Mio”.

Da faculdade de Direito aos palcos

A música sempre foi uma prioridade na vida de Bocelli. Desde que se entende por gente, Andrea é apaixonado pela música e segundo sua mãe Edi, a música era a única coisa capaz de consolá-lo após a perda da visão.

Entretanto, Andrea também tinha outros interesses. Antes de subir aos palcos para cantar ele iniciou seus estudos na Universidade de Pisa para estudar Direito, onde se graduou no final da década de 197                                                                                                                                                                                                                                                                                                     0. Concomitantemente, a música nunca saiu de sua vida e assim, enquanto estava na faculdade de Direito ele também fazia aulas de canto.

Você sabia? Antes de se tornar um músico mundialmente conhecido Andrea Bocelli trabalhou como defensor público e advogado, quando recém formado.

Além disso, Bocelli nunca parou de se dedicar à música e ao seu treinamento vocal, sendo que ele costumava fazer “master classes” com o renomado tenor Franco Carelli, que posteriormente seria importante para impulsionar sua carreira.

A carreira musical de Andrea Bocelli

Como tudo no começo é mais difícil, a carreira de Bocelli não foi diferente. No início ele fazia apenas algumas poucas apresentações em bares e casas noturnas, nas quais cantava e tocava piano.

Bocelli e Zucchero

Contudo, em 1992 sua carreira finalmente deu uma guinada. Isso porque, o astro do rock italiano Zucchero Fornaciari iniciou uma série de audições para encontrar um tenor para dividir com ele os vocais da canção “Miserere”. Assim, Andrea Bocelli participou das audições e impressionou o renomado tenor Luciano Pavarotti, que implorou para que Zucchero escolhesse Bocelli.

Bocelli e Pavarotti

Por fim, Pavarotti acabou gravando a música com Zucchero. No entanto, Bocelli pode acompanhar o música em sua turnê pela Europa, o que alavancou sua carreira. Desse modo, durante a turnê Bocelli cantou em dueto com Zucchero e ainda pode se apresentar sozinho em todos os shows.

Assim, em 1994, dois anos após a turnê Bocelli finalmente começou a consolidar sua carreira internacional. Porquanto, ao vencer o tradicional Festival de San Remo, interpretando a canção “Il mare calmo della sera”, Andrea conquistou seu primeiro disco de ouro da carreira.

Bocelli com o Papa Francisco

Definitivamente 1994 foi o ano de Andrea Bocelli. Ele estreou na ópera Macbeth, de Giuseppe Verdi, cantando no concerto beneficente de Luciano Pavarotti, em Modena. Por fim, ainda se apresentou para o Papa João Paulo II no Natal.

O tenor cego que encantou o mundo todo com sua música

Atualmente Andrea Bocelli já é um músico consagrado, mas isso só aconteceu a partir de 1995. Assim, neste ano ele venceu novamente o Festival de San Remo, com a icônica canção “Con te partirò”. Depois disso, em 1996, ele cantou a mesma canção em dueto com a soprano inglesa Sarah Brightman, intitulada “Time To Say Goodbye”.

i

Como a apresentação teve alcance internacional, o que aumentou a visibilidade de Andrea Bocelli. Assim, suas músicas passaram a ocupar as paradas de sucesso e bater recorde de vendas.

A partir deste momento o tenor cego do interior da Itália encantou o mundo todo com sua música. Assim sendo, Andrea Bocelli lançou inúmeros álbuns de sucesso e passou a se apresentar em diversos países, incluindo também o mercado norte-americano, quando se apresentou em um concerto no “John F. Kennedy Center for the Performing Arts”, em Washington D.C., durante uma recepção na Casa Branca.

Bocelli em dueto com a cantora Sandy

Além disso, ao longo de sua carreira Bocelli tem cantando com vários músicos renomados, como Céline Dion, Eros Ramazzotti, Luciano Pavarotti e até mesmo com a Sandy.

A emocionante história de Andrea Bocelli o trouxe até aqui e o tenor cego realmente encantou o mundo todo com sua música, se tornando vencedor de cinco BRIT Awards e três Grammys.

Emocionante a história de Andrea Bocelli, não é mesmo? Conheça nossa pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado (AEE) e ajude outras pessoas com cegueira a tornar o mundo um lugar melhor. Clique aqui.