Conheça o artista surdo que viraliza ao traduzir shows para Libras

Por | Social Media na Uníntese |


Tags: , , , ,

Conheça a inspiradora história de Leo Castilho, um artista surdo que ganhou destaque ao interpretar shows na Língua Brasileira de Sinais (Libras), proporcionando uma experiência única ao público.

Da Surdez à Arte:

Leo, surdo desde os nove meses, encontrou na arte uma paixão aos 10 anos, incorporando a música como parte essencial de sua vida. Assim, sua jornada incluiu teatro musical, cursos de flamenco, sapateado e balé, revelando sua conexão intrínseca com a expressão artística.

Shows em Libras no Rock in Rio:

Em 2022, Leo Castilho se destacou no Rock in Rio ao interpretar shows em Libras, viralizando devido à sua dança e originalidade. Sua presença chamou a atenção para a beleza da Libras também como forma de expressão artística.

Preparação e Transmissão em Libras:

Leo e sua parceira, Erika Mota, preparam-se meticulosamente para cada interpretação. Recebem as músicas dos artistas, estudam e praticam por, no mínimo, um mês. Desse modo, a familiaridade com o artista e a imersão na música são essenciais para uma interpretação autêntica.

Desafios e Aprendizados Culturais:

Enfrentando desafios ao interpretar gírias e expressões regionais, a dupla destaca a importância da diversidade cultural e linguística. Por isso, a troca de experiências torna-se uma oportunidade de aprendizado, ampliando horizontes e enriquecendo a interpretação.

A Importância da Libras e Acessibilidade:

Léo Castilho e Erika Mota

Com anos de carreira, Leo Castilho e Erika Mota enfatizam a urgência da acessibilidade para que as pessoas surdas ocupem mais espaços. Destacam o Festival Unaé como um exemplo positivo e ressaltam a necessidade de festivais e eventos se prepararem para receber um público diversificado.

Multiplicando a Inspiração, por mais shows em Libras:

Além de aproveitar a cultura e o calor do Cariri no Festival Unaé, a dupla espera que seu trabalho seja multiplicador, inspirando novos profissionais. Sublinham a importância de artistas contratarem intérpretes de Libras.

Assim sendo, Leo Castilho e Erika Mota compartilham não apenas a Libras, mas também a visão de um mundo onde a diversidade é valorizada. Seu esforço contribui não apenas para a arte, mas para a conscientização sobre a importância de aprender Libras, promovendo a união entre ouvintes e surdos.

Que tal receber conteúdos gratuitos sobre Libras? Cadastre-se abaixo e aproveite! 🚀