Emocionante: crianças aprendem a cantar ‘Parabéns’ em Libras para amiga da escola

Você vai se emocionar! Em um dia comum para os alunos de uma escola em Campo Grande seria celebrado mais um aniversário. No entanto, a aniversariante nem imaginava a surpresa que estava por receber. Isso porque, os amiguinhos de Vivi decidiram aprender o ‘Parabéns’ na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e presenteá-la com esta tocante surpresa. Assim, a festa de Vivi tornou-se um momento inesquecível que viralizou nas redes sociais, tocando corações com a demonstração de carinho entre os pequenos.

Um Desafio Especial: Parabéns em Libras

Vitória, carinhosamente chamada de Vivi por sua mãe, Suelen Marinho, tem Síndrome de Down e enfrenta desafios de comunicação devido à ausência de fala. Além disso, foi a primeira vez que ela pôde comemorar seu aniversário com seus colegas na sala de aula. Suelen compartilhou que a celebração foi uma surpresa para todos, inclusive para ela. “Esse dia foi lindo, nem eu esperava. Quando fomos cantar ‘Parabéns’, a professora tinha treinado com eles antes”, explicou.

Assista abaixo ao Parabéns em Libras:

Um Novo Caminho: Libras como Meio de Comunicação

A jornada para aprimorar a comunicação de Vitória teve início quando sua mãe, Suelen Marinho, assistiu a um simpósio no Nordeste do Brasil, que destacou o uso de Libras como meio de comunicação e inclusão. Inspirada por essa descoberta, Suelen decidiu buscar profissionais em Mato Grosso do Sul que pudessem ajudar Vitória a aprender Libras. Embora Vitória não seja surda, a falta de fala a tornava uma candidata ideal para aprender Libras como um estímulo para a comunicação.

A Transformação de Vivi com a Ajuda de Profissionais

Assim, com o apoio de uma fonoaudióloga e uma pediatra, Vitória foi gradualmente introduzida à comunicação por meio da Libras. Nesse processo, a Libras tornou-se sua língua oficial, enquanto o português passou a ser uma língua secundária. Inicialmente, a adaptação da rotina escolar de Vitória para a língua de sinais apresentou desafios. Suelen Marinho compartilhou: “Na ‘Lei da Libras’, só é obrigatório fornecer intérprete caso a pessoa seja surda. Tivemos que provar que o caso dela é diferente.”

Inclusão na Sala de Aula

A inclusão de um intérprete de Libras na vida acadêmica de Vitória ocorreu recentemente, mas já teve um impacto significativo na vida de seus colegas de classe. Suelen Marinho expressou sua gratidão aos profissionais envolvidos, especialmente à intérprete Adriana Gomes. Agora, Vitória é capaz de se comunicar eficazmente com seus colegas, e as crianças aprenderam Libras rapidamente para poderem se comunicar com ela. A Escola Municipal Santos Dumont, onde Vitória estuda, desempenhou um papel vital ao garantir que todos os alunos pudessem se comunicar e interagir com inclusão e carinho.

Promovendo a Inclusão por Meio da Aprendizagem de Libras

Portanto, a história de Vitória e de nos mostra o poder transformador da inclusão e da aprendizagem de Libras. Logo, aprendendo a Libras podemos criar um mundo mais inclusivo, onde pessoas com diferentes formas de comunicação possam se conectar e se compreender. Por isso, é um lembrete importante de que, independentemente de nossa capacidade auditiva, todos nós podemos desempenhar um papel na promoção da inclusão. Aprender Libras não apenas nos permite alcançar aqueles que a utilizam como principal meio de comunicação, mas também enriquece nossa própria compreensão do mundo. Vamos abraçar a oportunidade de aprender Libras e trabalhar juntos para construir uma sociedade mais inclusiva, onde todos possam se comunicar, se expressar e compartilhar carinho uns com os outros.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre a Libras? Então, cadastre-se abaixo e não perca esta oportunidade única! 🚀😍