Prefeitura do Rio lança sambas-enredo do Grupo Especial em libras para quem tem deficiência auditiva
A Prefeitura do Rio quer fazer dos desfiles deste ano o carnaval da inclusão para quem tem deficiência auditiva. Para isso, a Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência (SMPD), junto com a Central Carioca de Libras, está traduzindo para a Língua Brasileira de Sinais os 12 sambas das escolas do Grupo Especial da escola Embaixadores da Alegria que abre o Sábado das Campeãs.
Por isso, juntamente com a Central Carioca de Libras, a Secretaria de Pessoa com Deficiência está postando os clipes dos sambas enredo em Libras nas redes sociais da secretaria com legendas em português. Assim, a cada dia, desde 1º de fevereiro, os sambas traduzidos para Libras estão sendo postados. Além da letra do samba, os posts têm uma breve explicação sobre o enredo de cada escola.
E olha que bacana! Em quatro dias de postagem dos vídeos das cinco escolas, foram 80 mil visualizações. O samba do Salgueiro, o primeiro a ser exibido, teve 30 mil visualizações em dois dias no Instagram @smpdrio.
Você sabia? Cerca de dez milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva. E com essa iniciativa, o carnaval do Rio quer se tornar um evento ainda mais acessível, segundo a secretária Helena Werneck.
“Estamos tornando a maior festa popular do mundo mais acessível. Tivemos a colaboração de várias pessoas da Comunidade Surda que se somaram aos intérpretes da Central Carioca de Intérpretes de Libras na tradução das letras, com muita alegria”, disse a secretária.
Desse modo, ações como essa são de extrema importância. Isso porque, tornam o Carnaval acessível a todos. Essa é a maior festa de diversidade, culturas e estilos e precisa ser acessível para as pessoas surdas que se comunicam através da Libras.
Quer se tornar um Tradutor-Intérprete de Libras? Então se cadastre abaixo ❤️