Quais as principais características do autismo?

Por | Social Media na Uníntese |


Infelizmente espalham-se algumas informações falsas ou incompletas a respeito do autismo. Continue lendo e entenda de uma vez as principais características do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e saiba como se capacitar na área

Nesse texto vamos abordar a condição comportamental – Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) – que de acordo com, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que há 70 milhões de pessoas com autismo em todo o mundo, sendo 2 milhões somente no Brasil. vamos te apresentar a oportunidade de se capacitar nessa área.

Ainda assim, relacionado a autismo, infelizmente espalham-se algumas informações falsas ou incompletas a respeito das principais características do TEA. Continue lendo e entenda de uma vez por todas o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

O que é autismo?🤔

Quais as principais características do autismo?
O autismo não é uma doença e sim uma condição com padrões comportamentais

Antes de mais nada, o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), como hoje é chamado o autismo, é um transtorno do neurodesenvolvimento, sendo uma condição com padrões de comportamentos repetitivos e dificuldade na interação social.

Além disso, por ser uma condição relacionada diretamente ao cérebro, muitas vezes, a pessoa com TEA pode sofrer prejuízos ou, por exemplo, pode ter respostas sensoriais muito velozes, o que em alguns casos facilita o aprendizado da criança autista.

Nesse sentido, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), engloba alguns transtornos no espectro, confira abaixo:

  • Síndrome de Asperger
  • Transtorno desintegrativo da infância
  • Transtornos invasivos do desenvolvimento não especificados

Quais as principais características do autismo?

A OMS estima que somente no Brasil há 2 milhões de autistas

Mesmo que, existam diferentes níveis de TEA, existem cinco características mais comuns em crianças com autismo, são elas:

– Interesses restritos

A criança ou o adolescente desperta atenção por apenas um objeto ou assunto e portanto, pode passar horas dedicando-se aquele mesmo tema ou objeto de maneira excessiva.

– Estereotipia

Quando a criança estabelece a mania de ajeitar os brinquedos em ordem ou contar cada azulejo da sala. É uma maneira de manifestar sequência de pensamento e movimentos.

– Atraso na fala

Essa característica é muito comum em pacientes com TEA, sendo que, em alguns casos, a criança pode demorar a desenvolver a fala

Umas das características mais presentes em pacientes diagnosticados com autismo. A criança pode desenvolver tardiamente ou nem mesmo conseguir desenvolver tal habilidade (por isso a importância dos fonoaudiólogos).

– Apego à rotina

O autista gosta de fazer tudo que esteja ligado ao seu dia a dia, respeitando a ordem das coisas e os horários em uma rotina estabelecida. Tudo rigorosamente.

– Comorbidades

Algum distúrbio pode vir acompanhando o autismo do paciente: às vezes, TDAH, Transtorno Bipolar, Transtorno Opositivo Desafiador, entre outros.

Ao identificar essas características mais comuns, recomendamos procurar auxílio médico para que seu filho ou a pessoa que você conviva, possa receber um acompanhamento adequado e consequentemente obtenha mais qualidade de vida.

Quero me capacitar em autismo, o que fazer? 🥰

Portanto, se você deseja saber mais sobre autismo e até mesmo ter a oportunidade de trabalhar com a educação nessa área? Então nós da Uníntese temos uma condição exclusiva para você!

Além do nosso curso de “atualização gratuito em autismo”, temos nossa “capacitação completa em autismo” por um preço promocional e exclusivo. Dessa forma, a capacitação te habilita como profissional certificado pela Uníntese e Faculdade Dourado Stieler – FADS.

Acesse os cursos abaixo e realize sua matrícula: 👇

Para mais conteúdos sobre a área da educação acesse nosso blog.