Câncer de Mama em homens é possível?
Muito embora, seja atribuído quase, na totalidade dos casos às mulheres, você sabia que também é possível câncer de mama em homens.
Apesar de ser muito raro, o câncer de mama aparece em homens, em 1% dos casos da doença.
Normalmente, aparece em homens mais velhos – acima dos 60 anos, e pode ser mais frequente em homens cujas famílias apresentam muitos casos de câncer de mama (mesmo que em mulheres) e câncer de ovário.
Justamente por ser um tipo raro, fica difícil de falar em prevenção, como acontece no caso das mulheres, que podem palpar os seios, fazer auto exame e mamografia.
Nestes casos, o que é aconselhado aos homens, especialmente após os 60 anos, é manter uma atenção a qualquer alteração no corpo.
Podem ser sintomas do câncer de mama masculino:
– Surgimento de um caroço próximo ao mamilo
– Retração do mamilo
– Dor unilateral na mama
– Secreção pelo mamilo
Como a mama masculina é pequena e os nódulos são atrás do mamilo, geralmente não é possível fazer cirurgias conservadoras (que retiram apenas parte da mama). A cirurgia costuma ser a retirada de toda a mama com a aréola e o mamilo (mastectomia total), com a cirurgia axilar (retirada de um gânglio – linfonodo sentinela – ou de vários gânglios da axila) no mesmo tempo cirúrgico.
Outros tratamentos podem ser necessários, como nas mulheres: quimioterapia, radioterapia ou bloqueio dos hormônios, dependendo do tamanho do tumor e de suas características biológicas.
Conclusão
Mesmo com a raridade dos casos, é bom os homens também ficarem atentos a possíveis anormalidades que venham a ter no corpo. Vale lembrar que todos os anos, quase 60 mil pessoas são diagnosticadas com câncer de mama no Brasil.
O câncer de mama tem cura na grande maioria das pessoas quando o diagnóstico é precoce.
E é justamente esse o objetivo do Outubro Rosa: disseminar o máximo de informações para que mais pessoas fiquem atentas aos sintomas do câncer de mama.
Gostou desse texto? Compartilhe também com amigos pelas redes sociais.