Conheça a aluna surda que apresentou uma palestra no TED Talks
Conheça Julia, a 1° aluna surda que apresentou uma palestra no TED Talks, aos 16 anos de idade.
Julia Ferreira dos Santos, de 16 anos, é uma aluna surda que se destaca por desafiar os padrões estabelecidos. E agora ela é a 1° pessoa surda a apresentar um TED Talks.
Além disso, Julia também foi a primeira surda a participar das aulas de dança, teatro e ginástica artística em sua antiga escola. Suas conquistas até o momento refletem seu espírito pioneiro e inspirador.
A menina surda que chegou no TED Talks
Embora tenha nascido em Carapicuíba, São Paulo, atualmente Julia reside em Cotia, a 33 km da capital. Assim, sua rotina diária durante a semana é dividida entre estudar no primeiro ano do Ensino Médio pela manhã e frequentar aulas de dança à tarde. Julia é surda oralizada, usando aparelhos auditivos para se comunicar por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da Língua Portuguesa. Segundo relato de seus pais, Julia nasceu ouvinte, mas perdeu a audição quando criança devido a uma doença.
A trajetória de Julia começou quando seus pais a matricularam em uma escola. Desde os 3 anos de idade, ela estuda no Colégio Rio Branco. Nos primeiros anos, frequentou aulas no Centro de Educação para Surdos, onde aprendeu a língua portuguesa, embora a Libras seja sua primeira língua.
A partir do sexto ano, Julia passou a estudar com alunos ouvintes. Embora essa mudança tenha gerado uma “mistura de emoções”, ela se adaptou ao longo do tempo. Além disso, nas salas de aula que possuem alunos surdos, há intérpretes disponíveis para auxiliar nos estudos e nas provas.
Grandes sonhos
Julia sempre se envolveu em todas as atividades que desejava aprender, tanto dentro quanto fora da escola, como teatro e ginástica artística, apesar da deficiência auditiva. No entanto, ao ingressar em um ambiente com alunos ouvintes, ela percebeu a insegurança dos surdos em participar de atividades extracurriculares, devido ao medo de serem julgados. Contudo, mesmo enfrentando preconceito e julgamento, Julia não se importou com as opiniões alheias e encorajou outros alunos surdos a se envolverem em suas paixões.
Para Maria Eugenia Ruiz Rossetti, orientadora educacional do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Rio Branco, Julia demonstra na escola que cabe ao aluno escolher o caminho que deseja seguir.
Além de ser a primeira surda a participar de diversas atividades na escola, Julia também foi a primeira a vencer um show de talentos, o VivaFest, na categoria de dança, para alunos do 6º ao 8º ano.
TED Talks
Outro marco na vida de Julia foi sua participação no TED-Ed, um projeto do TED adotado pela escola, que visa desenvolver a oralidade, leitura, português, apresentação e formação dos jovens.
No projeto, os alunos selecionados têm encontros com uma professora e preparam uma apresentação TED Talks, que é posteriormente compartilhada no YouTube. Julia escolheu o tema “Pioneirismo: a zona da coragem” e falou sobre sua vida e como lida com a surdez na escola. Ela percebeu que suas conquistas pioneiras podem inspirar e incentivar não apenas os alunos surdos, mas todas as pessoas.
Assista abaixo a palestra de Julia no TED Talks:
Planos para o futuro
Apesar de Julia ainda não saber que profissão quer seguir, uma coisa é certa: ela quer permanecer no campo das Artes. Desse modo, ela vê essa área como uma oportunidade para inspirar e incluir outras pessoas.
Além disso, ao incentivar seus colegas e apresentar o TED-Ed, ela percebeu o impacto positivo que pode ter. Por isso, Julia tem o objetivo de inspirar, ajudar pessoas e quebrar barreiras, mostrando que não é necessário seguir o padrão estabelecido, mas sim criar seu próprio mundo.
Quer aprofundar seus conhecimentos na Libras? Cadastre-se abaixo e receba conteúdos exclusivos sobre a Língua Brasileira de Sinais! 😍