A inovação no Forza do Xbox trás acessibilidade para pessoas cegas
Última edição do Forza Motorsport recebeu a inovadora Assistência de Direção para Cegos, que traz um pacote de recursos que ampliam a acessibilidade do game.
Seguindo a tradicional variação de títulos da franquia de corrida da Microsoft, chegou a hora de sairmos do mundo aberto focado em corridas arcade com subtítulo Horizon e acelerarmos para Forza Motorsport. O jogo de corrida da Microsoft já está disponível no PC e Xbox Series S e X, incluso na assinatura Game Pass.
A presença de funções de acessibilidade aprimoradas e de qualidade não é exatamente uma novidade na franquia. Forza Horizon 5 chegou até a ganhar o prêmio de inovação em acessibilidade no The Game Awards.
Porém, com o novo título nas mãos da Turn 10 Studios, será que as ferramentas de acessibilidade evoluíram? Confia na nossa análise de acessibilidade completa aqui no Voxel!
A acessibilidade se aplica de maneira única para cada pessoa. Dito isso, essas são minhas impressões pessoais do jogo como pessoa com baixa visão. Meu objetivo é destacar as opções que estão presentes no game e que deixam o título mais inclusivo.
Essa análise foi feita em uma cópia do jogo para PC fornecida pela equipe de Xbox Brasil.
Interface
Normalmente todo game se inicia apresentando ao jogador sua interface de usuário que se baseia em uma série de menus contendo opções como modos de jogo e principalmente configurações de áreas gerais, como opções gráficas ou mecânicas.
Em Forza Motorsport, ao iniciar o jogo, ele já apresenta a possibilidade de direcionar o jogador diretamente para os menus de acessibilidade, assim evitando que seja necessário navegar pela extensa gama de configurações até encontrar a área onde as ferramentas para jogadores com algum tipo de deficiência se encontram.
Não é a coisa mais comum do mundo a possibilidade de customizar os menus, e isso é algo que eu sempre critico aqui quando falo de acessibilidade dentro da UI de jogos. Porém, aqui temos ótimas alternativas para visualização da interface, assim facilitando a leitura e o navegar entre os modos de jogo e opções em geral.
Modo Daltônico
Forza Motorsport apresenta uma variedade de filtros para pessoas com algum nível de daltonismo, que se define pela forma que os olhos reconhecem as cores. Os tipos de daltonismo cobertos pelo jogo são protanopia, deuteranopia e tritanopia.
Dentro das opções de acessibilidade
Legendas
As legendas são utilizadas para demonstrar de forma escrita os principais diálogos dentro do jogo, assim possibilitando a imersão e o acompanhamento da narrativa por pessoas que não tenham o feedback auditivo das falas dentro de uma mídia, ou mesmo a possibilidade de consumir um conteúdo em outro idioma como inglês por exemplo.
Dentro do jogo, temos a possibilidade de alterar o tamanho da fonte dos textos das legendas e a opacidade do fundo que as destaca do cenário do jogo.
É possível configurar de forma isolada o filtro para ser aplicado dentro do jogo durante as corridas e na interface de usuário, assim dando liberdade ao jogador para escolher em qual situação o filtro será aplicado.
A ferramenta funciona muito bem e já é tradicional em vários jogos, e a possibilidade de aplicar o filtro separadamente nos menus e durante gameplay deixa a experiência extremamente customizável.
Para um jogo de corrida que não possui um modo história, essa gama de alternativas para customizar as legendas já é bem suficientes.
No entanto, senti falta da presença de textos alternativos para pessoas com algum nível de deficiência auditiva que demonstram de forma escrita os sons do jogo como o barulho da natureza ou dos motores dos carros e também senti falta de poder trocar as cores das legendas para facilitar a leitura.
O jogo também ligou a marcha ré no que se refere a tradução em língua de sinais, que estava presente no título anterior da franquia. Porém, não é nada grave e, de modo geral, tudo funciona como deveria.
Controles
Os jogos de corrida já são conhecidos por terem remapeamento de botões, pois uma grande variedade de entusiastas do gênero curtem experienciar suas corridas em volantes profissionais e pedais com efeitos de aceleração do carro.
Porém, além do uso para maior imersão, o remapeamento de controle é muito útil para jogadores com algum tipo de deficiência motora e possibilitam o uso de controles alternativos customizados para PC ou até mesmo no Xbox Adaptive Controller.
Blind Assistant
Os assistentes de condução cega, mais conhecidos como blind assistant, se define como um conjunto de ferramentas que possibilita pessoas com baixa visão ou cegas de dirigirem com autonomia os carros em Forza Motorsport.
A solução é focada principalmente em transformar informações visuais em sons, como por exemplo o guia de direção que indica, com o áudio do motor, a direção da linha recomendada para o carro se manter na pista.
A ferramenta desloca o barulho do motor da esquerda para a direita, dando uma indicação sonora da posição do carro na pista.
Com isso, o som do motor do carro sempre estará na direção que o jogador tem que virar dando uma noção espacial em 3D 360 graus do posicionamento do carro de foram sonora essa função tem mais efetividade com fones de ouvido.
Audiodescrição
A audiodescrição é a narração de forma sonora de informações visuais, normalmente vista em filmes e séries, porém recentemente começamos a ver esse recurso presente em alguns jogos. Essa função é direcionada a jogadores com algum nível de deficiência visual e serve para dar informações que estão presentes somente de forma visual no game.
A descrição em Forza Motorsport acontece durante as cutscenes, antes das corridas. A ferramenta descreve aspectos do ambiente como o clima e a descrição da preparação dos pilotos para a corrida.
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