Aluna surda alcança o título de mestra

Descubra a história inspiradora de Karina Vaneska, a primeira pessoa surda a conquistar o título de mestra na Universidade Federal do ABC (UFABC). Sua jornada é um exemplo de superação e inclusão acadêmica, destacando o compromisso da UFABC em promover oportunidades para todos os estudantes.

sinal de acasalamento entre baleias

No cenário acadêmico, marcos históricos são raros, mas em 2023 a UFABC celebrou um momento verdadeiramente notável. Karina Vaneska, com sua dissertação inovadora “Librateca: contribuições de uma plataforma virtual de registros da terminologia da Libras”, não só se tornou a primeira pessoa surda a completar o mestrado na UFABC, mas também abriu caminho para uma nova era de inclusão e diversidade.

A conquista

Sob a orientação da professora Kate Kumada, Karina não apenas enfrentou os desafios do rigor acadêmico, mas também inspirou toda a comunidade universitária. A professora Kumada destaca a importância da jornada de Karina, enfatizando que sua conquista representa a possibilidade real de os estudantes surdos seguirem carreiras acadêmicas, respeitando suas especificidades linguísticas.

Em uma entrevista emocionante, Karina expressa sua gratidão pelo apoio que recebeu ao longo de sua jornada. Seu desejo ardente é que mais estudantes surdos tenham acesso à universidade e possam realizar seus sonhos acadêmicos. Sua mensagem de esperança ressoa não apenas nos corredores da UFABC, mas em toda a comunidade acadêmica.

Karina enfrentou diversos obstáculos ao longo de sua jornada, desde o rigoroso processo de admissão até a adaptação às aulas ministradas em inglês. No entanto, sua determinação e paixão pelo conhecimento a levaram a superar cada desafio com resiliência e coragem.

A história de Karina Vaneska na UFABC é mais do que uma conquista pessoal. É um testemunho do compromisso da universidade com a inclusão e a diversidade. Sua jornada inspiradora abrirá portas para muitos outros estudantes surdos que sonham em trilhar o caminho da educação superior. Na UFABC, o futuro é inclusivo e cheio de possibilidades para todos.

Desafios enfrentado ao longo dos estudos

A interação com os colegas ouvintes também é recordada como desafio do período. Nos trabalhos em grupo, os estudantes se reuniam em finais de semana ou em horários em que os serviços de tradutores e intérpretes da UFABC não estavam disponíveis “Nesses momentos, Karina precisava buscar estratégias por conta própria, tal como acionar colegas com um pouco de domínio em Libras para tentar fazer a mediação, escrever ou usar a leitura orofacial”, disse Kumada.

A professora considera a necessidade de Karina requerer a acessibilidade linguística o maior diferencial entre sua atuação e a de seus colegas ouvintes. Frequentemente ela solicitava a presença de intérpretes em atividades como apresentações do estudo em eventos, reuniões de orientação com a presença da co-orientadora (a Profa Dra Priscila Benitez), aulas, exames de qualificação e defesa.

Diferentemente de Karina, estudantes ouvintes contam com a vantagem de poder concluir seus slides na véspera de qualquer evento, despreocupados da dependência do suporte de um terceiro para que sua apresentação ocorra.

Quer aprender mais sobre a Libras? Cadastre-se abaixo:🤟