As Tendências e a Evolução da Inteligência Artificial

Por | Social Media na Uníntese |


Tags: , , ,

Vamos conferir as tendências e a evolução da  Inteligência Artificial ao longo dos anos?

A tecnologia vem impactando cada vez mais as nossas vidas, e a tendência é que novos problemas e novas soluções sejam criadas com o avanço tecnológico. Contudo, o destaque para 2023 e certamente para os próximos anos, fica por conta da Inteligência Artificial, uma série de sistemas de computador que tomam decisões complexas de forma autônoma.

Assim sendo, o primeiro robô industrial foi desenvolvido em 1961, por George Devol. Desse modo, Devol desenvolveu a série de robôs Unimate, que foi o primeiro braço robótico para automação de fábricas de veículos. Além disso, já ns década de 1980, a japonesa Honda iniciou o projeto de construção de um robô humanoide que pudesse andar.

Robôs Unimate, em 1961

Desse modo, a ideia de se construir robôs começou a tomar força no início do século XX com a necessidade de aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos produtos. Por isso, nesta época o robô industrial encontrou suas primeiras aplicações.

Você sabia? Isaac Asimov foi o autor da palavra ‘robótica’ e foi também ele quem apresentou, no campo da ficção científica, as Leis da Robótica. Por outro lado, na educação, a robótica tem como principal objetivo desenvolver o raciocínio e a lógica na construção de algoritmos, com o auxílio de softwares educacionais de programação. Além disso, com o auxílio de placas controladoras, ligados ao planejamento e organização de projetos, a robótica motiva o estudo e a análise de mecanismos existentes. Exercitando assim, a criatividade nos diferentes segmentos da construção de conhecimento.

40 anos do primeiro rôbo

Outro fato interessante é que em 2017 a Yaskawa celebrou 40 anos do lançamento do primeiro robô. Sendo que desde 1977 a Yaskawa já produziu mais de 300.000 robôs, presentes em todo o mundo, e em áreas tão diversificadas como a indústria automóvel, aeronáutica ou mesmo farmacêutica. Ademais, em 2002, a Yaskawa tornou-se líder mundial na fabricação de robôs industriais.

Resumidamente, a robótica permite que todas as áreas do conhecimento possam se conversar em torno da construção de um protótipo. Desse modo, ela permite que o aluno experimente de forma prática todo o conhecimento adquirido, despertando para o pensamento científico.

Midjourney

Por outro lado, temos o Midjourney, um laboratório de pesquisa independente dedicado ao avanço das capacidades criativas das pessoas. Desse modo, examinando novos meios de pensamento e desenvolvimento de obras de arte eles criam imagens ilustrativas. Sendo assim, é possível realizar diversos testes até chegar ao objetivo desejado.

Além disso, o Bot de Inteligência Artificial da Midjourney cria imagens com base em descrições textuais e / ou URLS de referências visuais. Para isto, basta descrever o tema da imagem a ser pesquisada, podendo ser em inglês ou em português.

Confira algumas imagens criadas com o Midjourney:

A tecnologia como parceira da produtividade

Por meio da utilização de algoritmos inteligentes, as máquinas sofreram melhorias. Dessa forma, os programas de computadores deixaram de ser apenas um item dependente do ser humano para o bom funcionamento, mas começaram a ter ações próprias que facilitam as atividades rotineiras. Além disso, o avanço da Inteligência Artificial também facilitou positivamente as empresas, possibilitando a automatização de processos de modo eficiente, o que aumenta a produtividade e otimiza o tempo.

A evolução é um processo constante e a tecnologia nunca para de progredir. No entanto, considerando que a digitalização ainda não atingiu toda a sociedade, algumas estratégias que foram tendência em 2022, como a venda por meio de marketplace, por exemplo continuarão a ser em 2023. No entanto, a cada que passa novas tendências surgem com força. Uma delas é o uso da Inteligência Artificial como ferramenta do mundo do Designer.

Portanto, utilizar os conhecimentos e as experiências passadas de pessoas e máquinas para fazer mudanças em tempo real é se adequar melhor às necessidades daquele momento. Logo, a tomada de decisões deve se tornar cada vez mais conectada e contínua.

Quer aprofundar seus conhecimentos em Tecnologia?  Cadastre-se abaixo ❤️