Câncer de Mama em homens é possível?

Por | Social Media na Uníntese |


Muito embora, seja atribuído quase, na totalidade dos casos às mulheres, você sabia que também é possível câncer de mama em homens.

Apesar de ser muito raro, o câncer de mama aparece em homens, em 1% dos casos da doença.

Normalmente, aparece em homens mais velhos – acima dos 60 anos, e pode ser mais frequente em homens cujas famílias apresentam muitos casos de câncer de mama (mesmo que em mulheres) e câncer de ovário.

Justamente por ser um tipo raro, fica difícil de falar em prevenção, como acontece no caso das mulheres, que podem palpar os seios, fazer auto exame e mamografia.

Nestes casos, o que é aconselhado aos homens, especialmente após os 60 anos, é manter uma atenção a qualquer alteração no corpo.

Podem ser sintomas do câncer de mama masculino:

– Surgimento de um caroço próximo ao mamilo

– Retração do mamilo

– Dor unilateral na mama

– Secreção pelo mamilo

Como a mama masculina é pequena e os nódulos são atrás do mamilo, geralmente não é possível fazer cirurgias conservadoras (que retiram apenas parte da mama). A cirurgia costuma ser a retirada de toda a mama com a aréola e o mamilo (mastectomia total), com a cirurgia axilar (retirada de um gânglio – linfonodo sentinela – ou de vários gânglios da axila) no mesmo tempo cirúrgico.

Outros tratamentos podem ser necessários, como nas mulheres: quimioterapia, radioterapia ou bloqueio dos hormônios, dependendo do tamanho do tumor e de suas características biológicas.

Conclusão

Mesmo com a raridade dos casos, é bom os homens também ficarem atentos a possíveis anormalidades que venham a ter no corpo. Vale lembrar que todos os anos, quase 60 mil pessoas são diagnosticadas com câncer de mama no Brasil.

O câncer de mama tem cura na grande maioria das pessoas quando o diagnóstico é precoce.

E é justamente esse o objetivo do Outubro Rosa: disseminar o máximo de informações para que mais pessoas fiquem atentas aos sintomas do câncer de mama.

Gostou desse texto? Compartilhe também com amigos pelas redes sociais.