Casal surdo celebra matrimônio em Libras por Padre surdo

Por | Social Media na Uníntese |


Tags: , , , ,

Libras foi o destaque em Medianeira, no oeste do Paraná, um casal se destacou pela inclusão e amor. Thaisy Eduarda Privateli e Rafael Luiz Bortoli, ambos surdos, protagonizaram uma cerimônia única onde a Libras foi a língua principal.

Casamento em Libras

Desde as orações emocionantes até as melodias tocadas, tudo foi interpretado em Libras, permitindo que cada gesto fosse compreendido por todos.

Thaisy e Rafael, conscientes da importância da acessibilidade, garantiram que sua união fosse celebrada na língua que aprenderam desde crianças. Com o apoio da comunidade e intérpretes, a cerimônia se tornou um exemplo de amor e inclusão.

Celebrando a Inclusão em Libras

Neste dia especial, Thaisy e Rafael não apenas trocaram votos de amor, mas também destacaram a importância de garantir acesso igualitário a momentos significativos como este.

Thaisy e Rafael aprenderam Libras desde a infância. Seu encontro aconteceu através da Amesfi, que apoiou a realização da cerimônia.

momento do beijo

O padre Wilson Czaia, também surdo, teve um papel crucial na celebração, oferecendo seu apoio e garantindo que cada momento fosse vivido plenamente por todos os presentes. Cada detalhe da cerimônia foi traduzido para Libras, desde músicas até orações, garantindo a participação de todos neste momento especial.

Rafael expressou sua emoção, compartilhando: “Nós dois tínhamos um sonho, que esse casamento acontecesse, e hoje é um dia especial.” Thaizy acrescentou: “Eu também estou muito feliz, porque é um dia especial. E tenho muito a agradecer a Deus, por esta festa linda e pelo meu matrimônio.

celebração do matrimonio

Esta celebração não apenas uniu Thaisy e Rafael, mas também destacou a importância de tornar todos os aspectos da vida acessíveis a todas as pessoas, inspirando inclusão e gratidão. Wilson compartilhou sua dedicação de mais de duas décadas pela inclusão da comunidade surda.

O Significado da Cerimônia

Durante a cerimônia, o padre Wilson Czaia compartilhou sua visão sobre a importância da Libras na religião, como uma chave para os surdos acessarem a palavra de Deus. Wilson destacou que a busca pela acessibilidade na religião foi um dos motivos que o levaram a seguir o caminho do sacerdócio.

A Importância da Acessibilidade

Importância da Acessibilidade No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas têm deficiência auditiva, com aproximadamente 2,5 milhões sendo surdas. Sirlei Brod, presidente da Amesfi, ressaltou a importância da acessibilidade, afirmando que é fundamental que todos tenham acesso a todas as informações e acontecimentos.

Veja como interpretar em Libras a palavra CASAMENTO:

significado de casamento

Gostou da dica? Para saber mais cadastre-se.🤟