Como aumentar o vocabulário na Libras?

Por | Social Media na Uníntese |


Você sabe como aumentar o vocabulário na Libras? É sobre esse assunto que vamos falar neste texto. Se você tem interesse no assunto, leia o artigo até o final. Independente se você é fluente ou está começando na Língua Brasileira de Sinais, alguma das dicas que vamos trazer poderão ser úteis.

O que é vocabulário?

Vocabulário é o conjunto de palavras e expressões que pertencem a uma língua, mas que também podem fazer parte de um contexto em especial – social, etário, profissional, regional, etc.

No caso da Libras, não é diferente. O aprendizado da Língua Brasileira de Sinais, bem como das línguas, de maneira geral, deriva do acúmulo de vocabulário. É a partir desse léxico que ampliamos as chances de comunicação.

Em outras palavras, quanto mais sinais a pessoa souber, maior será o vocabulário.

Como aumentar o vocabulário na Libras?

Quando estamos aprendendo a Libras queremos ampliar ao máximo o vocabulário no menor tempo possível, não é mesmo?

Esse comportamento é natural, devido à empolgação que temos em estarmos aprendendo, além da chance de aumentarmos a qualidade de comunicação na língua. Separamos algumas dicas que vão te ajudar nesse processo.

– Ter contato diário com a Libras: por mais que você faça aulas, o contato diário com a língua ajuda muito na ampliação do vocabulário. Seja convivendo com pessoas que se comuniquem em Libras, indo a igrejas que tenham intérpretes ou até mesmo consumindo conteúdo na internet, é muito importante ter contato com a Libras todos os dias.

– Ver outras pessoas sinalizar: um dos hábitos que mais enriquecem o vocabulário em Libras é ver outras pessoas sinalizarem. E, se houver a possibilidade, também é muito válido questionar algo que você não entendeu. Desta forma, você estará aprendendo algo novo, além de reforçar aquilo que já sabe.

– Tentar aprender os sinais dentro de seus contextos: é muito importantes sabermos as palavras, mas é ainda mais importante quando às compreendemos dentro dos contextos nos quais elas são empregadas. Dessa forma, você evita saber simplesmente as palavras, mas sim como empregá-las corretamente.

– Ser curioso: pode parecer um tanto óbvio, mas para aprender a Libras bem, é indispensável que a pessoa tenha curiosidade de ir além, adquirir vocabulário, aprimorar o conhecimento a cada dia. Essa curiosidade pode fazer uma diferença enorme para quem busca a fluência.

Alguns cuidados a serem tomados

Quando estamos aprendendo a Libras, é natural que queiramos saber o máximo de palavras e expressões as quais forem possíveis. Mas temos que ter um cuidado grande para que nossa prática não seja meramente dicionarizada, ou seja: um acumulado de palavras sem compreender os contextos.

Para a Libras fazer sentido, os sinais devem estar de acordo com um contexto, um sentido. É comum que um sinal tenha diferentes significados, e que o contexto é que vai definir o que exatamente ela quer dizer.

Com a internet, a cada dia encontramos diferentes conteúdos de Libras, o que é ótimo, mas é preciso ter cuidado. Recomendamos profissionais e fontes confiáveis de informação.

Nesta lista, você confere links cujos conteúdos são confiáveis:

Sinalário da Língua Portuguesa

– Glossário UFSC

Manuario INES

Spread the Sign

Sinalário Escola Bilíngue – Alcindo Fanaya Júnior

Canal YouTube Uníntese

Conclusão

Todo aprendizado de uma língua requer muita dedicação. É isso que leva à fluência. Aqui na Faculdade Uníntese, oferecemos uma gama de cursos on-line, através da Escola de Libras e Ensino.Digital, que podem elevar a qualidade do seu vocabulário.

Mais do que isso: acreditamos que a Língua Brasileira de Sinais pode render a você uma profissão. Já imaginou trabalhar em uma área que transforma tantas vidas?

Também oferecemos cursos superiores na área da Libras, para quem busca se profissionalizar, como bacharelado em Letras Libras, Pedagogia Bilíngue, Letras Libras (licenciatura), além de cursos de pós-graduação.

Se você quer aprender Libras de verdade, vale a pena saber mais sobre os nossos cursos.