Por que 24 de abril é o Dia Nacional da Libras?

Por | Social Media na Uníntese |


O dia 24 de abril é uma data muito especial para todos nós. Isso porque foi nesse dia, no ano de 2002, que ocorreu a publicação da Lei nº 10.436, a qual reconhece a Libras como uma língua no Brasil.

Mas a história da Língua Brasileira de Sinais é bem mais antiga.

Em meados do século XIX, o imperador Don Pedro II convidou o francês Ernest Huet a vir ao Brasil adaptar o modelo de linguagem de sinais que era usado na França à realidade brasileira.

A partir daí, foi desenvolvida aquela que ficou conhecida como Língua Nacional de Sinais.

Um tempo depois, em 1857, foi fundado o IISM – Imperial Instituto dos Surdos-Mudos.

Localizado no Rio de Janeiro, o espaço atendia apenas homens à época.

Com o passar do tempo, o instituto evoluiu e funciona até hoje, embora tenha mudado a nomenclatura. Trata-se do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).

Embora a história nos mostre que a atenção aos surdos já ocorra há bastante tempo, a lei que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é um marco.

Passados quase 20 anos, nós podemos celebrar todos os avanços que aconteceram nesse período, por meio de políticas de inclusão da comunidade surda e de todos que dependem da Língua Brasileira de Sinais para se comunicar.

Mas nós acreditamos que a sociedade, de uma maneira geral, pode ir além, e ter uma inclusão social ainda mais forte e difundida, em todas as classes sociais.

A Uníntese/FADS tem muito orgulho de ser pioneira no ensino e formação de profissionais de Libras no Brasil.

Hoje, no Brasil, são mais de 10 milhões de pessoas com algum grau de surdez, e a nossa batalha todos os dias é assegurar que o ensino da Libras seja cada vez mais reconhecido, valorizado e abraçado pelas pessoas.

A data merece ser celebrada, mas também é válida para refletirmos e reforçarmos a necessidade de políticas cada vez mais avançadas a favor da inclusão.

No Instagram da Uníntese, estamos promovendo um concurso cultural no qual os vencedores ganharão bolsas 100% gratuitas para cursos de libras.

Para participar, basta responder nos comentários da postagem a pergunta: “Por que a Libras pode mudar vidas?