Dia Nacional do Livro: qual a história da data?

Por | Social Media na Uníntese |


Você sabia que nesta sexta-feira (29/10), é celebrado o Dia Nacional do Livro?

A data é alusiva ao dia em que também foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro. Grande parte do acervo inicial pertencia à Real Biblioteca Portuguesa, que enviou esse para o Brasil, em 1908.

A fundação da Biblioteca Nacional, porém, aconteceu apenas em 1910.

No mundo, o dia do livro é celebrado em 23 de abril. Foi nesta data em que 3 dos maiores escritores de todos os tempos faleceram: William Shakespeare, Miguel de Cervantes, e Inca Garcilaso de la Vega.

Desde 1995, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) declarou 23 de abril como Dia Mundial do Livro.

Qual o primeiro livro editado no Brasil?

Os primórdios da literatura brasileira são do início do século XIX. O Brasil começou a editar livros em 1808 com a fundação da Imprensa Régia por Dom João VI. A primeira obra a ser impressa foi “Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga.

Já o primeiro romance publicado em nosso país foi “A Moreninha”, de Joaquim Manoel de Macedo, lançado em 1844.

A evolução da literatura e importância dos hábitos da leitura

Com as chegadas de maquinários, a produção de livros cresceu no Brasil e tornou-se um grande mercado, com milhões de leitores – tanto de conteúdo de ficção quanto material didático.

Nos últimos anos, muito do conteúdo de livros impressos acabou sendo adaptado para formatos digitais, como o Kindle – dispositivo similar a um tablete em que é possível armazenar inúmeras obras, tornando a leitura mais prática.

Muito embora, o consumo de conteúdos e aprendizado também tenha migrado para áudio e vídeo, é inegável a importância de termos hábitos de leitura incorporados à nossa rotina.

Dentre alguns dos benefícios da leitura estão:

– Relaxamento

– Exercício da memória

– Desenvolvimento intelectual

– Aumento do raciocínio

– Ampliação do vocabulário

O Dia Nacional do Livro é uma ótima data para refletirmos sobre nossos hábitos de leitura. Qual foi o último que você leu por inteiro?

Quantos livros você costuma ler por ano?

Por último: se você leu esse texto até o fim, que tal dar uma chance para aquele livro que você começou a ler e não terminou?

Enfim, a sensação de concluir a leitura de um livro é maravilhosa e revigorante.

Você aceita o convite e desafio?