Enem terá provas coloridas para aumentar acessibilidade

Por | Social Media na Uníntese |


Tags: , , , ,

Enem adota provas coloridas pela primeira vez para promover acessibilidade.

O Enem de 2023 trará uma inovação significativa em sua história de 25 anos, as provas serão coloridas. O Ministério da Educação (MEC) confirmou essa emocionante mudança na última segunda-feira, dia 30 de outubro. Quase 4 milhões de candidatos inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão a oportunidade de realizar as provas nos dias 5 e 12 de novembro.

enem 2023

O Enem é um exame que avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de duas décadas, tornou-se a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e programas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, utilizam o Enem como critério único ou complementar em seus processos seletivos. Além disso, as notas do exame são utilizadas como parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Prova

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições de ensino em Portugal, graças a acordos com o Inep, facilitando o acesso de estudantes brasileiros à educação superior no exterior.

A grande novidade deste ano é a introdução de imagens coloridas nas questões do exame, em contraste com a versão em preto e branco das edições anteriores. Isso tem como objetivo aumentar a acessibilidade e inclusão, além de inovar pedagogicamente, tornando o Enem uma experiência mais dinâmica.

provas coloridas 2023

A coordenadora-geral de Exames e Instrumentos do Inep, Fernanda Cristina dos Santos Campos, destaca que as provas coloridas melhoram a compreensão e leitura para pessoas com deficiência visual ou baixa visão. O uso de cores diferentes torna informações importantes mais distinguíveis, e o contraste entre as cores garante uma melhor legibilidade, complementado pelo tamanho maior da fonte.

Para candidatos com daltonismo, haverá adaptações no exame para evitar a necessidade de reconhecimento de cores específicas.

A Comissão de Assessoramento Técnico-Pedagógico em Adaptação, um departamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é responsável pelo aprimoramento do exame neste sentido.

Acessibilidade no Enem 2023

O Enem 2023 recebeu um total de 38.101 pedidos de atendimento especializado, conforme divulgado pelo Inep em agosto. Este ano, serão atendidas 70.411 solicitações de recursos de acessibilidade. Os participantes fizeram esses pedidos durante o período de inscrições em junho.

Aqui está o quantitativo de pedidos de atendimento especializado para as provas do Enem 2023:

Autismo: 6.044

Baixa visão: 6.504

Cegueira: 577

Deficiência auditiva: 113

Discalculia: 471

Deficiência física: 5.173

Dislexia: 1.135

Deficiência intelectual (mental): 3.073

Déficit de atenção: 13.686

Surdez: 64

Surdocegueira: 7

Visão monocular: 1.254

Novos Recursos de Acessibilidade nas Provas do Enem 2023

Entre os novos recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual nas provas do Enem 2023, destacam-se:

Cartão-resposta ampliado: impresso em folha A3 e com fonte tamanho 18;

Folha de redação ampliada: impressa em folha A3 com espaçamento de 1,5cm entre as linhas.