A Importância da Pedagogia no Desenvolvimento da Sociedade

Por | Social Media na Uníntese |


Já parou para pensar na importância da pedagogia na vida de todos nós?

Essa ciência tem por objetivo o estudo da educação, do ensino e da aprendizagem. Todos nós, desde o início de nossas vidas somos submetidos a processos pedagógicos para que possamos aprender e evoluir.

Partindo do princípio que a evolução da sociedade está diretamente relacionada à pedagogia, é possível afirmar que esta é uma das ciências mais importantes.

Um pouco de História

A palavra pedagogia é derivada do grego – “paidos” (“da criança”) e “agein” (“conduzir”).Dessa forma, pedagogo significa a pessoa que conduz a criança, é quem ajuda a conduzir o ensino.

Este trabalho, na Grécia antiga, era atribuição dos escravos, que eram encarregados também de dar formação intelectual e cultural às crianças.

A partir do século XVII, no entanto, a pedagogia passou por um processo de transformação, muito por conta do pensador Jan Amos Comenius.

Foi ele quem publicou Didática Magna, obra que marca o início da sistematização da pedagogia e da didática no Ocidente. No livro, são tratadas questões referentes a todo o processo de ensino, desde a teoria didática até o cotidiano em sala de aula. Para Comenius, o professor deveria ser encarado como um profissional e ter uma remuneração para isso, ao invés de o ofício estar atribuído a missionários.

A Pedagogia Moderna

O legado de Comenius serviu de base para a evolução na forma de ensinar e de aprender.

No Brasil, os cursos de Pedagogia passaram a ser criados na década de 1930. O objetivo era a formação de professores capazes de atuar e aperfeiçoar a qualidade do ensino nas escolas públicas do Brasil.

Com o passar das décadas, a área de pedagogia tornou-se uma das mais procuradas dentro das universidades do país.

A educação no Brasil e a valorização do conhecimento, do senso crítico e dos estudos estão diretamente relacionadas ao aprimoramento das práticas pedagógicas.

De acordo com Paulo Freire (1921–1997), um dos maiores educadores da história do Brasil, um dos papéis do professor em sala de aula era possibilitar a criação ou a produção de conhecimentos, fazer com que o aluno pudesse pensar, ser crítico, ter opinião.

O Cenário Atual e o Mercado de Trabalho

Atualmente, existem mais de 180 mil escolas no Brasil. Só este número já dá a dimensão de quão amplo é o mercado de trabalho para profissionais da área de pedagogia.

Prova disso, é que o curso de pedagogia é o 3º no Brasil com maior número de alunos nas universidades.

Atualmente, o pedagogo pode atuar em:

– Escolas públicas e privadas de educação básica

– Organizações não governamentais

– Educação especial

– Editoras

– Pedagogia Hospitalar

– Educação de Jovens e Adultos

– Universidades

– Clínicas de desenvolvimento infantil

Inclusive a área corporativa está abrindo as portas para pedagogos, especialmente em departamentos de recursos humanos.

Curso de Pedagogia/Libras na Uníntese

A Uníntese/FADS oferece atualmente o curso superior em Pedagogia, com ênfase na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O diferencial de quem se forma em pedagogia na Uníntese/FADS é a possibilidade de aprender ensinar a Libras, contribuindo diretamente com uma sociedade mais inclusiva, especialmente no que diz respeito às pessoas surdas.

A nossa evolução está relacionada com a valorização dos pedagogos.

Por isso, o 20 de maio – Dia do Pedagogo é uma data tão especial para nós aqui da Uníntese/FADS.