Jogador amputado disputa título de gol mais bonito no Fifa The Best

Você conhece a premiação Fifa The Best? Desde 2016 a cerimônia premia os melhores jogadores e treinadores do mundo, e neste ano uma surpresa: um jogador amputado disputa o título de gol mais bonito! 

A lista com os finalistas para  Prêmio Puskás, de gol mais bonito, foi divulgada no perfil oficial do Fifa The Best. Dentre os finalistas destaca-se o polonês Marcin Oleksy, atacante do Warta Poznan, que tem uma das pernas amputadas.

Marcin concorre com nomes como Richarlison, atacante do Tottenham e da seleção brasileira, e Dimitri Payet, do Olympique de Marselha.

O prêmio que reconhece o gol mais bonito do ano no futebol masculino e feminino terá seu resultado revelado nesta segunda-feira, dia 27 de fevereiro, em um evento em Paris, na França. 

No início, 11 gols foram indicados. Contudo, da lista, os três finalistas foram selecionados por torcedores, através de uma votação no site oficial da FIFA.

Marcin Oleksy: Jogador amputado disputa título de gol mais bonito

A história de Marcin Olesky impressiona. Antes de perder sua perna aos 23 anos de idade enquanto trabalhava, Olesky era um garoto normal, jogava futebol na adolescência e era fã do Real Madrid. 

Contudo, sua vida mudou completamente depois do acidente. Em um dia fatídico, Marcin trabalhava em uma obra à beira da estrada, quando um veículo desgovernado saiu da pista e veio em sua direção, acertando máquinas pesadas que caíram sobre ele e esmagaram suas pernas.

Marcin perdeu a consciência diversas vezes enquanto era levado às pressas ao hospital e seguiu inconsciente, mesmo após receber tratamento médico. 

“E aí, acordei após a operação”, explica. “Foi quando vi o que tinha acontecido. Que uma das minhas pernas tinha desaparecido. Não foi algo que me deixou triste. Talvez porque, logo após o acidente, eu vi como minhas pernas haviam ficado, então de alguma forma eu estava preparado para isso.”

Assim, a atitude otimista de Olesky o ajudou a se reerguer após o acidente e a operação. Segundo ele: “Minha família veio me ver, todo mundo estava triste, chorando”, conta. “E eu só queria fazer brincadeiras para deixar a situação mais leve e alegre. Todos começaram a rir, e acho que isso ajudou e nos deixou mais animados.”

Entretanto, o período após receber alta do hospital foi extremamente desafiador, pois a esposa de Olesky, Ewelina estava grávida.

Quando saí do hospital, eu estava em uma cadeira de rodas. Foi muito difícil para mim no começo porque era minha companheira que precisava cuidar de praticamente tudo. Ela estava grávida e eu me senti como se fosse outro bebê. Fiquei muito mal com isso. Ela não podia ter tempo para ela, porque estava sempre cuidando de mim. Mas sou muito grato pelo que ela fez por mim. Graças a ela, voltei a ser eu mesmo.”

Olesky de volta ao futebol

Assim, após dois anos usando cadeira de rodas, Oleksy começou a usar muletas e somente em 2019 voltou a jogar futebol. 

A primeira vez que chutei uma bola depois do acidente foi com meu filho, Tomasz, e fiquei muito, muito feliz”, explica. “Também foi como uma virada para mim. Voltei a treinar e depois comecei a jogar futebol para amputados.”

Em pouco tempo Oleksy passou a ser destaque nos jogos, e suas ótimas atuações garantiram a ele uma convocação para a seleção polonesa de amputados. De acordo com o técnico da equipe, Artur Kurzawa, a qualidade e o caráter de Oleksy o tornam uma peça fundamental para a equipe.

“Na última vez que a seleção se reuniu, todos os seus companheiros queriam tirar uma foto com a perna dele, pois ela foi a autora de um gol incrível. Todo mundo ama o Marcin porque ele é uma pessoa muito positiva”, afirma o técnico.

Além disso, após a indicação de Olesky para o Prêmio Puskás, o jogador polonês foi homenageado por seu compatriota, Robert Lewandowski, que postou uma mensagem de apoio a ele nas redes sociais.

“É uma sensação incrível receber o apoio de Robert”, conta. “Estar entre os indicados na mesma premiação que ele é um privilégio e estou muito orgulhoso. Na Polônia, Robert é admirado e amado por muitas pessoas. Ele é o embaixador do futebol polonês para amputados há alguns anos. Ele apoia o nosso futebol há muito tempo.”

Segundo informações da Fifa, Oleksy representou a Polônia na Copa do Mundo de Amputados de 2022. Além disso, ajudou o time a chegar às oitavas de final, quando foram derrotados por 2 a 1 pelo Brasil.

O gol indicado para premiação foi realizado pelo polonês Marcin Oleksy em uma partida entre os times Warta Poznan x Stal Rzeszow, no dia 06 de novembro de 2022. 

E você, também está torcendo pela vitória de Olesky?

Quer revolucionar a educação especial no Brasil? Cadastre-se abaixo para saber mais ❤️