Jornalista é a primeira mulher paraplégica a escalar Pão de Açúcar

Por | Social Media na Uníntese |


Tags: , ,

Jéssica Paula é jornalista, goiana, e realizou um feito incrível: é a primeira mulher paraplégica a escalar o Pão de Açúcar. No entanto, a jornada envolveu uma subida desafiadora de 396 metros de altura, que incluiu uma trilha íngreme, costões rochosos e uma escalada até o topo, conhecido como Costão do Pão de Açúcar, na face leste da montanha.

Por isso, para alcançar esse feito Jéssica se preparou durante aproximadamente dois meses, submetendo-se a treinamento de musculação, fisioterapia, escalada e acompanhamento de preparadores físicos e acupunturistas. Assim, ela começou a subida às 9h30 da manhã e concluiu por volta das 17h20, com a ajuda de guias. Além disso, a aventura foi documentada e partes da escalada foram compartilhadas nas redes sociais como parte da websérie “07 Elementos”, estrelada por Jéssica.

Primeira mulher paraplégica a escalar Pão de Açúcar

Essa escalada no Pão de Açúcar faz parte de um episódio da websérie que enfatiza o elemento “rocha”, destacando a prática esportiva em contato com a natureza acessível para pessoas com deficiência. Anteriormente, em um episódio sobre o elemento “areia”, Jéssica realizou uma travessia de três dias pelos Lençóis Maranhenses.

Além disso, Jéssica sempre apreciou desafios e reconhece a importância de uma preparação física e planejamento cuidadosos para enfrentá-los. Porquanto, ela descreveu essa escalada como o desafio mais transformador de sua vida até o momento e enfatizou a importância de tentar, mesmo quando as pessoas duvidam de suas capacidades.

Durante a escalada, Jéssica usou muletas e contou com a assistência de dois guias. O trecho mais crítico, chamado de “crux”, exigiu o uso de cordas, onde ela teve que usar a força dos braços para progredir na subida.

Jéssica enfrentou uma infecção na medula quando tinha apenas seis anos de idade, o que a deixou paraplégica. No entanto, ela não deixou sua condição física limitá-la e obteve formação em jornalismo na Universidade de Brasília (UnB). Ademais, Jéssica ama viajar, tendo visitado mais de 37 países. Por isso, ela mantém o site “Passaporte Acessível”, que trata de turismo e acessibilidade.

Desse modo, sua paixão por viagens a levou a compartilhar a importância da liberdade e autonomia que essas experiências proporcionam. Assim sendo, Jéssica espera que essa experiência inspire uma mudança na percepção em relação às pessoas com deficiência.

Assista ao trailer de 07 Elementos:

Que tal aprender mais sobre inclusão e acessibilidade na prática? Cadastre-se e abaixo e receba conteúdos exclusivos sobre educação especial! 🚀