Libras será critério de desempate em concursos públicos em Campo Grande

Se liga nesta notícia incrível: Libras agora é critério para desempate em concursos públicos em Campo Grande – MS.

Alunas de Libras em aula no CAS (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez) (Foto:Campo Grande News/Arquivo) – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

A partir de segunda-feira, 9 de outubro, em Campo Grande, a habilidade em Libras (Língua Brasileira de Sinais) será considerada como um critério de desempate em concursos públicos realizados na cidade. Isso ocorre devido à sanção do Projeto de Lei pela prefeita Adriane Lopes, conforme publicado no Diário Oficial Digital do município na última sexta-feira (06/10/2023). Essa medida é aplicável tanto aos processos seletivos conduzidos por órgãos da administração pública direta quanto indireta.

Desse modo, os candidatos serão obrigados a comprovar seu conhecimento em Libras com base no Decreto Federal nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005 e no regulamento da própria Libras.

Vereador André, autor do projeto

Além disso, o vereador André Luis Soares da Fonseca, também conhecido como professor André (Rede) e autor do projeto, enfatiza que essa iniciativa visa abordar a carência de intérpretes nos órgãos públicos. Isso porque, a ausência de intérpretes prejudica o acesso das pessoas com deficiência auditiva a bens e serviços, limitando sua capacidade de levar uma vida autônoma e digna na sociedade, bem como restringindo o reconhecimento e a validação da comunicação por meio de Libras. Assim sendo, ele destaca a importância de profissionais intérpretes de Libras com conhecimento prático e teórico em diversos setores da administração pública para atender à demanda de intermediários na comunicação entre surdos e ouvintes.

Por que você deveria aprender Libras?

Mas afinal, por que você deveria aprender Libras? Bem, aprender Libras é uma habilidade valiosa que enriquece a vida de qualquer pessoa. Primeiramente, dominar Libras promove inclusão e acessibilidade, permitindo a comunicação eficaz com membros da comunidade surda, promovendo igualdade de oportunidades.

Além disso, o aprendizado de Libras expande a capacidade de comunicação e o entendimento de línguas em geral, aprimorando a empatia e a consciência linguística. Por isso, com uma crescente demanda por intérpretes de Libras e a necessidade de promover uma sociedade mais inclusiva, aprender Libras se torna não apenas uma escolha inteligente, mas também uma maneira de construir um mundo mais diversificado e igualitário.

Quer saber mais sobre a Libras? Então, cadastre-se abaixo para receber conteúdos exclusivos! 🚀