Por que não é certo dizer “Linguagem de Sinais”?
Provavelmente você já deva ter visto em algum jornal ou em textos na internet o uso da expressão “linguagem de sinais”, não é mesmo?
Mas afinal de contas, está errado falar ou escrever assim?
Sim, está!
E vamos explicar o porquê neste texto. Então, leia até o fim e entenda os motivos.
Libras é uma língua!
A Libras é uma língua, e tem uma série de regras e elementos, tais quais gramática, sintaxe, morfologia, etc.
Enquanto isso, a linguagem é a capacidade que as pessoas têm de se comunicar umas com as outras. Quando estamos nos comunicando, usamos diferentes linguagens, como o som, o corpo e até mesmo a linguagem visual.
Por outro lado, a Língua Brasileira de Sinais é mais complexa e suas mensagens podem ser compreendidas a partir de regras próprias, sendo necessário que emissor e receptor saibam do que se trata cada sinal, para que assim possa ser estabelecida uma comunicação de forma plena.
Vamos exemplificar:
Digamos que uma pessoa surda vá a uma loja e seja atendida por alguém que não sabe Libras. No entanto, de alguma forma, eles conseguem se comunicar a ponto de o surdo adquirir o que estava procurando. Neste caso, estabeleceu-se uma linguagem que permitiu a comunicação.
Mas se a mesma loja tivesse um intérprete de Libras, a comunicação ficaria mais objetiva, clara e assertiva, por conta da língua que ambos sabiam.
Deu para entender agora?
Necessidade de mais intérpretes de Libras
A cada dia que passa, aumenta o número de empresas comprometidas em oferecer atendimento em Libras, sobretudo em lojas físicas e on-line, com o uso de assistentes virtuais.
Entretanto, é necessário que mais empresas estejam engajadas no propósito de oferecer uma comunicação mais inclusiva. Afinal de contas, somente no Brasil, mais de 10 milhões de pessoas têm algum nível de surdez.
A Uníntese tem orgulho de ser pioneira no ensino da Língua Brasileira de Sinais no Brasil, e atualmente oferece cursos superiores e de pós-graduação para quem quer atuar na área da Libras.
Se você quiser saber mais, vale a pena passar em nosso site e conferir tudo sobre os cursos.
E aí, entendeu o porquê de você ter que evitar dizer “Linguagem de Sinais”?
Se gostou deste texto, fique à vontade para compartilhar nas redes sociais.