Mulheres importantes na história do mundo

As mulheres sempre desempenharam papéis importantes ao longo da história. No entanto, elas muitas vezes foram marginalizadas e excluídas das posições de poder e influência e até mesmo apagadas da história. Por isso, na semana do Dia Internacional da Mulher nós separamos diversas mulheres importantes na história do mundo, que deixaram sua marca através de suas contribuições em áreas como a política, a ciência, a literatura e a educação. Confira!

Cleópatra

Cleópatra foi uma das rainhas mais poderosas de todos os tempos. Além disso, ela foi a última rainha do Egito Antigo e era conhecida por sua inteligência e astúcia política. Uma das figuras mais famosas e fascinantes da história, ela teria nascido em Alexandria em 69 a.C. Além disso, sua família era descendente de Alexandre, o Grande. Você sabia? Mais de 40 atrizes já interpretaram Cleópatra no cinema, contudo Elizabeth Taylor certamente foi a mais conhecida.

Joana D’Arc

Joana D’Arc foi uma camponesa e líder militar francesa durante a Guerra dos Cem Anos. No entanto, ela acabou sendo capturada pelos ingleses e condenada por bruxaria. Por isso, ela morreu queimada em uma fogueira com apenas 19 anos de idade. Contudo, ela tornou-se um ícone religioso e em 1803 foi oficialmente declarada símbolo nacional da França pelo próprio Napoleão Bonaparte. Além disso, em 1909 ela foi beatificada e em 1920 canonizada pelo Vaticano, tornando-se a Santa Joana D’Arc. 

Rosa Parks

Em 1955, Rosa Parks ficou conhecida mundialmente ao se recusar sair de seu lugar no ônibus e ceder seu assento para um homem branco, durante um período de segregação racial no Alabama, nos Estados Unidos. Por conta disso, ela foi presa, mas como a notícia se espalhou nacionalmente a população negra local passou a boicotar o sistema de transporte e assim, nascia o movimento pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos.

Jane Austen

Uma das autoras mais queridas da literatura clássica mundial, Jane Austen foi uma escritora inglesa do século XIX que soube retratar a sociedade de sua época de forma inteligente e irônica. Desse modo, Austen era conhecida por sua habilidade em criar diálogos inteligentes e engraçados, fazendo uma sátira elegante da classe média inglesa. Em geral, suas protagonistas eram jovens mulheres, inteligentes e independentes que lutavam para encontrar seu lugar na sociedade hierarquizada daquele período. Assim sendo, algumas de suas principais obras foram “Orgulho e Preconceito” e “Emma”.

Florence Nightingale

Florence foi uma enfermeira britânica do século XIX, muito conhecida por conta suas reformas nos cuidados médicos durante a Guerra da Crimeia. Desse modo, ela foi considerada pioneira da enfermagem moderna e na melhoria dos cuidados em saúde. Nascida em Florença na Itália e educada na Inglaterra, Florence sempre se interessou pela saúde e dedicou sua vida a profissão de enfermeira. Além disso, durante a Guerra da Crimeia, em 1854, ela liderou uma equipe de enfermeiras voluntárias para cuidar dos soldados feridos. Por conta disso, ela pode conhecer as condições precárias dos hospitais e ficou chocada com falta de higiene e assepsia, que contribuíam para alta mortalidade dos soldados. Assim, Florence lutou para melhorar as condições hospitalares, implementando medidas de higiene e organização que salvaram milhares de vidas.

Rainha Elizabeth II

Elizabeth Alexandra Mary Windsor foi a monarca britânica com o reinado mais longo da história da Inglaterra, governando o país durante 70 anos. Dessa forma, a rainha Elizabeth II pôde vivenciar inúmeros acontecimentos do mundo moderno e contemporâneo e seu legado impactou não somente a história da Inglaterra, mas do mundo todo. Confira lições de carreira da rainha, clique aqui.

Madre Teresa de Calcutá

Madre Teresa foi uma freira católica e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, que dedicou sua vida ao serviço dos mais pobres e necessitados. Nascida em 26 de agosto de 1910, Madre Teresa era missionária albanesa, naturalizada indiana.

Além disso, ela fundou a Congregação Missionárias da Caridade em 1950, que hoje tem mais de 4.500 membros em mais de 130 países, além de hospitais, casas de acolhimento e orfanatos em todo o mundo. Assim sendo, ela é conhecida por sua compaixão e dedicação aos pobres e doentes, e é considerada um ícone mundial de bondade e amor ao próximo.

Ela faleceu em 5 de setembro de 1997 em Calcutá, aos 87 anos de idade. Em 2016, foi canonizada como Santa Teresa de Calcutá pela Igreja Católica.

Um feliz dia das mulheres a todas as mulheres que de alguma forma sempre deixaram sua marca positiva na história do mundo!

Mude a história você também. Cadastre-se abaixo para saber mais ❤️