O que são cursos autorizados pelo MEC?

Por | Social Media na Uníntese |


Você sabe por que a autorização do MEC é tão importante na hora de escolher você escolher um curso?

Se ainda não, acompanhe esse texto e a gente te explica como isso pode ser determinante no seu sucesso profissional.

Autorização do MEC: o que é?

O Ministério da Educação (MEC) é quem autoriza o funcionamento de um curso de graduação. Para que um curso seja autorizado, a IES (instituição de ensino superior) precisa atender a uma série de critérios, desde a estrutura física, tecnológica, professores, metodologia, equipe técnica, entre outros.

Se o MEC entender que a instituição está apta a ofertar novos cursos de graduação, a autoriza a abrir turmas e iniciar as aulas.

Quando o curso ultrapassa os 50% da carga horária prevista, a instituição recebe o reconhecimento daquele curso. Isso significa que o diploma de quem se forma é reconhecido pelo Ministério da Educação, tendo validade em todo o território nacional.

Cursos da Uníntese autorizados com nota máxima no MEC

Como dissemos, antes de uma instituição de ensino receber a autorização do MEC para a abertura de um novo curso, há um longo percurso. As avaliações são feitas por profissionais exigentes que analisam se, de fato, a IES tem condições de ofertar o curso ao qual está pedindo autorização.

Após a análise detalhada da instituição, são emitidas notas e pareceres pelos avaliadores. Os cursos da Faculdade Uníntese têm autorização do MEC, com a nota máxima.

Na avaliação do MEC, são consideradas 5 notas, com os seguintes significados:

Notas 1 e 2: são consideradas insatisfatórias

Nota 3: avaliação positiva

Notas 4 e 5: avaliações com nota máxima.

Importância de ter um diploma reconhecido pelo MEC

Profissionais com diplomas reconhecidos pelo MEC estão aptos a serem aprovados em concursos públicos de nível superior, além de serem melhor aceitos no mercado de trabalho.

Se você pretende ter uma carreira bem valorizada, de sucesso, é imprescindível que estude numa instituição cujos cursos sejam autorizados pelo Ministério da Educação.

Para tranquilidade de quem estuda aqui na Uníntese, nossos cursos são nota máxima na avaliação do MEC.

Aliás, já sabe qual curso escolher? Confira a relação completa e escolha aquele que tem mais a ver com seus objetivos.