Por que preciso aprender Libras?🤔

Por | Social Media na Uníntese |


Sabemos que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi  criada a partir da atuação de um surdo francês chamado Eduard Huet em 1857.

Este veio ao Brasil a convite de D. Pedro II e fundou a primeira escola para surdos do país, a qual foi denominada Imperial Instituto de Surdos Mudos. Confira a história completa aqui.

Quem precisa aprender Libras?

Mas vamos ao assunto principal desse texto que é responder a pergunta “Por que você precisa aprender Libras?”

Pessoas que têm contato com deficientes auditivos saberão se comunicar com eles mais facilmente se aprenderem a Língua Brasileira de Sinais. Aliás, é interessante pensar em formas de treinar constantemente o conhecimento das aulas de Libras com o deficiente que faz parte da sua vida. Assim seu aprendizado se torna ainda mais orgânico.

Caso você tenha um amigo ou familiar que perdeu a audição, o estudo de Libras em conjunto pode ser um dos caminhos para compreender a nova situação daquele indivíduo e também das pessoas de seu contexto social. Toda a ideia de inclusão começa logo neste momento, em que você e a pessoa deficiente se ajudam no caminho de descobrimento dessa linguagem.

Outras pessoas que devem aprender Libras são os educadores. A diversidade das escolhas passa justamente por formas de dar um lugar para todos os indivíduos, com suas diferenças e semelhanças entre aqueles que dividem o mesmo espaço. Receber uma criança ou adolescente deficiente auditivo em sala de aula abre portas para que a comunicação se torne universal. O sentimento de acolhimento e compreensão que é passado quando o educador sabe a importância de todos dividirem o mesmo espaço faz crescer o senso de sociedade logo na escola, o que é essencial para o desenvolvimento da cidadania tanto do corpo docente quanto também do discente.

A importância de aprender Libras

5 Razões para aprender Libras

Confira o vídeo e saiba mais!

Onde Aprender?

A Uníntese/FADS possui a Escola de Libras, um espaço virtual específico para você emergir no universo da Libras. E aí, vamos começar os estudos hoje mesmo? Então Acesse escoladelibras.com 😉