4 maneiras de se prevenir do câncer de mama
Um estudo da American Cancer Society revelou um índice alarmante: uma a cada 8 mulheres terá câncer de mama até os 75 anos de idade. Embora seja difícil se prevenir totalmente da doença, é possível reduzir em quase 30% o risco de ter câncer de mama, a partir de alguns cuidados.
4 maneiras de se prevenir do câncer de mama
Existem fatores genéticos que colaboram com o desenvolvimento do câncer de mama, mas é possível adotar hábitos que permitam com que a pessoa seja menos suscetível à doença. Por isso, separamos 4 maneiras de se cuidar e evitar o câncer de mama.
Confira:
1 – Alimentação: uma alimentação saudável, rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas pode ajudar na prevenção do câncer de mama. Nestes casos, recomenda-se evitar alimentos processados, com muitos conservantes.
2 – Prática de atividades físicas: outro fator que ajuda na prevenção ao câncer de mama é a prática diária de atividades físicas. Isso ocorre porque atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado. Com isso, contribui para prevenir o câncer. Dentre os exercícios recomendados, estão a caminhada, natação, corrida, bicicleta e dança. Recomenda-se pelo menos 30 minutos de atividades físicas diárias.
3 – Evitar o consumo de bebidas alcoólicas: o consumo de bebidas alcoólicas pode representar um risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer, incluindo o de mama. Essa recomendação serve para todas as bebidas alcoólicas. Já a combinação de álcool com tabaco aumenta ainda mais a possibilidade do surgimento desse grupo de doenças.
4 – Faça o autoexame regularmente: mulheres devem fazer o autoexame com frequência, de preferência todos ao meses. Este exame não serve como diagnóstico de câncer, mas ajuda na identificação de alguma alteração nas mamas após a mulher tocá-las cuidadosamente. Caso a pessoa perceba que algo não está normal, precisa consultar com um médico. Quanto mais frequente for o autoexame, mais a mulher vai conhecer o próprio corpo, e, desta forma, identificar alterações. Neste link, é possível saber em detalhes como fazer o autoexame.
Outras formas de prevenção
A amamentação é uma aliada das mulheres na prevenção ao câncer de mama. Isso ocorre porque neste período as taxas de determinados hormônios que favorecem o desenvolvimento desse tipo de câncer caem na mulher.
Outro forma de se prevenir do câncer de mama é evitar a obesidade.
A Uníntese/FADS lançou um site totalmente dedicado à temática do Outubro Rosa, que pode ser acessado por este link.
Para finalizar, entendemos que a prevenção é o melhor remédio, e que, quanto mais informações forem compartilhadas, mais sucesso teremos na prevenção ao câncer de mama.