Quanto tempo leva para aprender Libras?

Por | Social Media na Uníntese |


Antes de mais nada, Língua Brasileira de Sinais é um novo idioma e requer bastante dedicação. Contudo, será que é possível estimar quanto tempo uma pessoa leva para aprender Libras?

Seja como for, é difícil responder a essa pergunta com exatidão. Todos nós tempos processos diferentes de aprendizado. E aí entra o primeiro ponto a ser levado em conta antes de aprender a Libras.

Quanto tempo você terá para se dedicar diariamente ao estudo da língua?

Todos nós temos rotinas, algumas cheias de compromisso, outras nem tanto. Mas a verdade é que nem sempre conseguimos dispor de muito tempo para estudar. Então, ao invés de estudarmos 4 horas num dia e ficar uma semana sem estudar, é melhor separar 20 minutos diários para se dedicar à língua. Contudo, neste tempo é importante se dedicar, sem distrações.

Essa prática diária, atrelada ao consumo de vídeos com conteúdo em Libras e ao que estiver estudando no curso escolhido já terá um grande resultado na sua evolução com o idioma.

Qual o seu objetivo com a Libras?

Cada pessoa tem um interesse quando aprende uma nova língua. Há quem busque apenas o aprendizado para se comunicar. Há quem queira usar o idioma para usar no trabalho, e há quem deseja ser um profissional da área, como um intérprete ou até mesmo professor.

No caso da Libras, não é diferente.

Se o interesse é basicamente se comunicar no cotidiano, leva menos tempo. Já para os casos de quem busca uma formação na área a ponto de ensinar e ser referência na Libras, o percurso é um pouco mais longo e exige maior dedicação e tempo.

Onde estudar Libras?

Há diferentes formas de aprender a Língua Brasileira de Sinais. E, novamente, essa decisão passa pelos objetivos de cada pessoa.

Para quem busca o aprendizado introdutório, recomendamos os cursos do Ensino.Digital, totalmente on-line, com ótimos profissionais e método eficaz.

Contudo, em casos de quem quer trabalhar com a Libras, a sugestão é estudar na Uníntese. Temos cursos superiores com nota máxima do MEC: Letras-Libras, Pedagogia Bilingue e o Tecnólogo para Intérprete e Tradutor de Libras.

Agora, se você já tem uma formação, nossa dica é a pós-graduação em Libras. Este curso, com duração de 2 anos, amplia as possibilidades profissionais, inclusive para quem é de outras áreas, tais quais direito, enfermagem, odontologia, administração, etc.

E aí, qual seu objetivo com a Libras?

Antes de mais nada, independente se você quer aprender para fins profissionais ou pessoais, uma coisa é certa: aprendendo a Língua Brasileira de Sinais você estará fazendo sua parte para uma sociedade mais inclusiva.

Então, nós adoramos isso!

Gostou do texto?

Fique à vontade para compartilhar com os amigos nas redes sociais.


Deixe seu comentário aqui.