Quem foi Paddy Ladd? Conheça um dos mais importantes pesquisadores da cultura surda.

Por | Social Media na Uníntese |


Você sabe quem foi Paddy Ladd? Se ainda não, convidamos para ler esse texto e saber mais sobre a história dessa figura tão importante dentro da cultura surda mundial.

Nascido em 1952, na Inglaterra, Paddy Ladd é um dos maiores estudiosos e pesquisadores dentro da comunidade surda. Foi ele quem criou e desenvolveu o conceito de Deafhood, que trata da afirmação e reconhecimento dos surdos de forma positiva, ajudando na ressignificação do “ser surdo”.

Essa postura adotada e difundida por Ladd ainda inspira pesquisadores de todo o mundo, além de colaborar imensamente na autoestima de uma grande parcela da comunidade surda.

Vulnerabilidade como força

É dele o manifesto “vulnerability as strength”, que, traduzido para o português, significa “vulnerabilidade como força”.  Atrelado à Universidade de Bristol, na Inglaterra, Paddy Ladd entende que nos surdos há um universo de potencialidades, ao invés de uma mera relação com deficiência.

Em um período no qual notamos um aumento da inclusão da comunidade surda, os ensinamentos de Ladd são muito pertinentes. O exercício de afirmação dos surdos abre portas e novos caminhos.

Em 1999, uma passagem de Paddy Ladd ficou marcada. Durante o XIII Congresso da Federação Mundial dos Surdos, na Austrália, o pesquisador pendurou uma faixa azul no braço, remetendo à antiga prática dos nazistas na Segunda Guerra Mundial – em que eram amarradas faixas azuis nos braços de pessoas com deficiência e com surdez como forma de identificação.

A partir de então, o azul passou a ser usado com mais frequência, inspirando inclusive o Setembro Azul, celebrado no Brasil.

De pesquisador a intérprete em shows de rock

Além das atividades acadêmicas e de pesquisa, Paddy Ladd também esteve durante um período vinculado à banda norte-americana Grateful Dead. A função de Ladd – que é surdo, era fazer a interpretação de sinais durante os shows do grupo de rock californiano.

Toda essa inquietação de Paddy Ladd faz dele uma figura icônica dentro da cultura surda. Se a afirmação dos surdos está cada dia mais em alta, boa parte disso se deve à contribuição de Ladd.