Razões para você aprender Libras

Por | Social Media na Uníntese |


Segundo dados do IBGE de 2010, no Brasil existem cerca de 9,8 milhões de brasileiros com deficiência auditiva. Deste total 2,6 milhões são surdos e 7,2 milhões apresentam grande dificuldade para ouvir.

A Língua Brasileira de Sinais – Libras possui suas próprias estruturas e regras e não é somente uma “mímica”. Hoje em dia, as crianças, jovens e adultos com surdez frequentam a escola regular. Além disso, atuam no mercado de trabalho e interagem em todos os espaços. Diante dessa realidade, existe a necessidade cada vez maior no mercado, de pessoas que sejam especializadas na Libras.

Sabendo da importância de aprender Libras, separamos algumas razoes que vão convencer vocês.

 

Quebra barreiras de comunicação

Aprender a Língua Brasileira de Sinais oportuniza conhecer melhor a comunidade surda. Também faz com que seja possível entender o seu cotidiano, desenvolvendo mais empatia em todas as situações. A comunidade surda e a sociedade precisam de mais profissionais habilitados para atuar nesse ramo.

Oportunidades pessoais e profissionais

Se tornar especialista e profissional habilitado em Libras pode ser um diferencial na sua vida profissional, já que ser capaz de se comunicar com os surdos acaba abrindo muitas portas. Assim, buscar especialização na área da Língua Brasileira de Sinais pode ser uma ótima opção. Ainda existem poucos profissionais com qualificação na área e uma grande demanda de exigências do mercado.

Mais agilidade no seu raciocínio

Estudando Libras você aprende a pensar não só verbalmente, mas também visualmente e com mais rapidez. Na Libras é possível ter uma grande liberdade de expressão, por ser uma língua gestual que envolve a mente e a expressão do corpo, dos gestos e do rosto. Aprender uma língua como a Libras lhe acrescenta conhecimentos específicos.

 

Dedicação

Como qualquer outra língua você não vai aprender da noite para o dia. É necessário um tempo de estudo e principalmente de treino, porque você estará construindo uma nova habilidade. Para quem deseja aprender e se tornar um profissional nessa área, saiba que você estará aprendendo a pensar diferente. Se você quiser se especializar, existem cursos específicos que lhe darão todo o suporte e estudo necessário para tornar-se um profissional completo.

Carreira

O acesso à educação por uma pessoa surda é um direito por lei e deve ser feito por meio da Língua Brasileira de Sinais. Com isso, surge a demanda por profissionais que tenham formação em Libras.

A formação possibilita trabalhar como tradutor/intérprete na áreas da educação, saúde, assistência social, jurídica, dentre outras.

Uma Capacitação ou Pós-Graduação na área da Libras, forma profissionais com competências interculturais e que podem eliminar as barreiras de comunicação. Essas pessoas são capazes de mediar a comunicação, a fim de inserir os surdos na sociedade e garantir o cumprimento de todos os seus direitos básicos.

5 boas razões para você aprender Libras

Texto original:  webdesigner blog/Ensino.digital