São Paulo agora oferece atendimento em Libras nos serviços estaduais

Iniciativa Inovadora: São Paulo São Libras – Atendimento em Libras nos Serviços Estaduais

O Governo de São Paulo acaba de lançar o programa “São Paulo São Libras”, uma iniciativa pioneira que visa oferecer atendimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos órgãos estaduais que prestam serviços presenciais ao público. Assim sendo, o programa representa um avanço significativo na inclusão e no aprimoramento da acessibilidade para as pessoas surdas no estado.

São Paulo São Libras: Facilitando a Comunicação com Pessoas Surdas

Com o “São Paulo São Libras”, os servidores públicos terão a capacidade de solicitar a assistência de intérpretes de Libras por meio de videochamadas. Desse modo, isso facilitará a comunicação eficaz de pessoas surdas que buscam atendimento nos órgãos estaduais. O anúncio oficial feito pelo governador Tarcísio de Freitas será implementado em colaboração com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Acesso Inclusivo para uma Ampla Audiência

Em primeiro lugar, o programa se propõe a criar uma Central de Interpretação de Libras em todos os órgãos públicos estaduais. Para assim, proporcionar atendimentos inclusivos e acessíveis a um público significativo de mais de 469 mil pessoas surdas que residem nos 645 municípios paulistas. Nesta fase inicial, as delegacias de polícia serão as primeiras a contar com a central, com o apoio da Secretaria da Segurança Pública. Entretanto, há planos de expansão gradual do sistema para todos os demais serviços públicos estaduais.

Maior Acessibilidade e Comunicação Eficiente

Marcos da Costa, secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, enfatiza que esta iniciativa representa um marco revolucionário na inclusão de pessoas surdas, superando desafios de comunicação e tornando os serviços estaduais mais acessíveis. Com a plataforma online do programa, qualquer pessoa surda pode solicitar assistência de um intérprete de Libras, possibilitando uma comunicação em tempo real com os servidores públicos.

São Paulo São Libras: Treinamento e Suporte Abrangente

Para garantir o sucesso deste programa, todos os funcionários estaduais passarão por treinamento fornecido pela organização da sociedade civil AME-SP. Essa organização oferecerá serviços de tradução simultânea, com a ajuda de intérpretes de Libras por meio de videochamadas, permitindo que as pessoas surdas se comuniquem efetivamente com os servidores de órgãos estaduais que oferecem atendimento direto ao público, como hospitais e delegacias. A Central de Interpretação de Libras operará ininterruptamente, com uma equipe de cerca de cem intérpretes de Libras experientes e qualificados, garantindo uma comunicação eficaz e inclusiva entre pessoas surdas e servidores públicos.

Que tal se tornar um intérprete de Libras de excelência? Cadastre-se abaixo para saber mais! 😍