Surdolimpíada Nacional já têm data para acontecer. Confira!

Por | Social Media na Uníntese |


Se você acha que após o término das Paralimpíadas, o calendário esportivo inclusivo tinha acabado em 2021, saiba que este ano ainda reserva fortes emoções, com a Surdolimpíada brasileira.

Os jogos olímpicos para atletas brasileiros surdos estão marcados para ocorrer entre 4 e 7 de dezembro deste ano, na cidade de São José dos Campos, em São Paulo.

A estimativa é que cerca de 800 atletas surdos disputem a competição, em 16 modalidades, como natação, atletismo, vôlei, boliche, ciclismo, entre outras.

A Surdolimpíada Nacional também servirá como oportunidade de os atletas surdos brasileiros se classificarem para as Deaflympics, jogos olímpicos mundiais para atletas surdos, que também acontecerão no Brasil, em maio de 2022.

Por que atletas surdos não participam das paralimpíadas?

Os jogos paralímpicos acontecidos recentemente no Japão foram amplamente repercutidos em todo o Brasil, especialmente pelo desempenho histórico dos atletas brasileiros, que ganharam 72 pódios, incluindo 22 medalhas de ouro.

No entanto, muitas pessoas questionaram a ausência de atletas surdos na competição.

Ocorre que um acordo entre os comitês olímpicos definiu que seria mais adequado ter uma competição para pessoas com deficiência – Paralimpíadas, bem como uma competição apenas para atletas surdos – Surdolimpíadas.

Dentre as razões estão o fato de grande parte dos surdos não se considerarem pessoas com deficiência. Contudo, outra razão para a diferenciação está na comunicação.

Uma competição de surdos permite uma comunicação entre os atletas. No caso de jogos paraolímpicos com a presença de surdos haveria uma necessidade muito grande de intérpretes das línguas de sinais.

Jogos Surdolímpicos 2022

A maior competição para atletas surdos no mundo está prevista para ocorrer no Brasil, em 2022. As Deaflympics, como são chamadas fora do Brasil, acontecerão na cidade gaúcha de Caxias do Sul.

A previsão é que 4 mil atletas, de 116 países, em 21 modalidades, estejam presentes na competição.

A propósito, você sabia que os jogos surdolímpicos são a segunda competição esportiva mais antiga em atividade no mundo?

A primeira edição dos jogos ocorreu em Paris, no ano de 1924.

Só de saber que a maior competição do mundo para atletas surdos será no Brasil já dá uma emoção, não é mesmo?

Enquanto a competição não chega, já estamos na contagem regressiva por aqui!