Troy Kotsur é o primeiro homem surdo a ganhar o Oscar

Por | Social Media na Uníntese |


Uma grande notícia para todos nós: Troy Kotsur é o primeiro homem surdo a ganhar o Oscar. O norte-americano levou a estatueta na categoria Melhor Ator Coadjuvante, pela atuação no filme “No Ritmo do Coração”, que, por sua vez, faturou o Oscar de Melhor Filme.

A conquista de Troy é um marco para toda a comunidade surda mundial. No filme, ele contracena com Marlee Matlin, a primeira pessoa surda a levar o prêmio, ainda em 1987.

Troy Kotsur faz história e homenageia comunidade surda

Durante o discurso feito em ASL, língua de sinais dos Estados Unidos, Troy Kotsur disse:

“Este prêmio é dedicado à comunidade surda, à comunidade de filhos de pais surdos e à comunidade das pessoas com deficiência”.

Durante o discurso, ele também relembrou de uma homenagem ao pai “Ele foi o melhor falante da língua de sinais da nossa família. Mas ele sofreu um acidente de carro e ficou paralisado do pescoço para baixo. E ele não conseguiu mais se comunicar. Pai, eu aprendi muito com você, eu sempre vou te amar. Você é meu herói.”

Troy Kotsur tem 54 anos e foi diagnosticado surdo quando ainda tinha 9 meses de idade. Ele se formou na área de cinema, teatro e televisão, nos anos 80. Desde então, é uma figura atuante e de destaque na área de teatro para surdos.

No filme “No Ritmo do Coração”, o ator interpreta um pai em uma família cuja única ouvinte é a filha Ruby, que sonha em ser cantora. Nos Estados Unidos, o filme ganhou o nome de CODA, sigla que significa Children of Deaf Adults, e na tradução quer dizer Filhos de Pais Surdos.

Precisamos de um mundo com mais inclusão

A conquista de Troy Kotsur é um feito histórico e traz à tona para o grande público a inclusão e a necessidade de ampliar o acesso às línguas de sinais em todo o mundo.

No Brasil, quase 3 milhões de pessoas se comunicam unicamente pela Libras. Quantas delas não têm condições de serem atores e mostrarem sua arte ao grande público, não é mesmo?

A Uníntese se orgulha por ser uma instituição pioneira no ensino da Língua Brasileira de Sinais e no impacto que isso teve na vida de milhares de pessoas.

Por fim, parabéns, Troy Kotsur. E obrigado por dedicar esse Oscar à comunidade surda!