5 Dicas para estudar, trabalhar e ter tempo para a família

Por | Social Media na Uníntese |


Você já deve ter ouvido o ditado de que cada escolha é uma renúncia. Não deixa de ser verdade, mas é possível, sim, estabelecer uma rotina que contemple estudos, trabalho e ainda dedicação à família.

Se essa você precisa organizar todas essas atividades, acompanhe esse texto até o fim e confira as dicas preciosas que separamos para melhor a gestão do tempo.

1 – Identifique como você organiza seu tempo

Quase todos nós reclamamos da falta de tempo, mas será que estamos usando nossas horas e minutos de forma adequada? Sugerimos aqui que você faça um mapeamento de como é o seu dia e quanto tempo destina a cada atividade, desde que acorda até a hora de dormir. Faça anotações sobre quanto tempo passa em cada tarefa. De preferência, inclua nessas anotações o tempo em que você destina ao lazer, o quanto fica navegando na internet, etc. Ao final desse mapeamento, identifique o que é essencial e o que é supérfluo. Provavelmente, você vai perceber que o que te falta não é tempo, mas sim, gerenciamento dele. Alguns minutos que você abra mão de usar a rede social, podem ser revertidos em horas de estudos ao longo de uma semana.

2 – Substitua o tempo supérfluo por leituras da faculdade

São 5 minutos num bate-papo no WhatsApp, depois mais 15 minutos vendo o restante do episódio da série que ficou da noite anterior. Ou ainda aquela pausa pro lanche que seria de 10 minutos e se transforma em meia-hora. Quem aí se identificou com alguma dessas situações?

Embora seja absolutamente normal e até prazeroso destinarmos tempo a atividades supérfluas, a verdade é que temos que ser disciplinados quanto ao gerenciamento desse tempo. Experimente reduzir esses minutos de “bobeira” e ler conteúdos da faculdade. Se a cada turno, você conseguir reduzir 20 minutos de procrastinação e atividades mais banais por estudos, ao fim do dia terá investido 1 hora do seu precioso tempo para aprofundar algum conteúdo ou tirar dúvidas que tenha ficado nas aulas.

3 – Foque naquilo que está fazendo

Vamos supor que você está no trabalho e decide dar uma espiada em um conteúdo da faculdade que você não entendeu bem e, quando vê, se distrai com uma notificação de bate-papo no celular. Já aconteceu algo parecido com você?

A verdade é que, num caso desses, a falta de foco atrapalha na produtividade. Por isso, nossa dica é: quando for se dedicar a uma atividade, concentre todo seu foco nela. Dessa forma, você conclui as atividades melhor, mais rapidamente e com resultados satisfatórios.

4 – Durma bem!

Recentemente, um estudo da Universidade de Cambridge (Inglaterra) apontou que a falta de sono está diretamente relacionada à baixa produtividade. Acontece que nosso corpo pede descanso, e se não dormirmos bem, o outro dia também será de baixa produtividade, e assim por diante. Se por acaso, estiver no meio de uma atividade e der sono, é melhor concluir com qualidade no dia seguinte, com o cérebro descansado. Por consequência, você terá um maior controle sobre a rotina e poderá distribuir melhor o seu tempo.

5 – Desfrute da companhia de quem você gosta

Por último, talvez a dica mais preciosa é: faça bom uso do tempo que terá ao lado de quem você gosta. E por que estamos dizendo isso?

Pelo fato de que uma boa distribuição do tempo vai resultar em horas bem trabalhadas, estudo em dia e o bônus é justamente poder aproveitar a família e os amigos sem preocupações. Quem já passou por aquela situação de estar numa reunião com a família, mas com a cabeça nas reuniões de trabalho do dia seguinte sabe como é uma situação desagradável.

Na maioria das vezes, o controle do tempo está mais na sua organização do que propriamente no ambiente externo.

No fim das contas, produtividade e qualidade de vida podem andar de mãos dadas, sim!

Vamos incorporar esses hábitos à rotina?

Se você chegou até aqui e está pensando em dar um salto profissional, já pensou na possibilidade de fazer uma graduação EAD? A Uníntese tem uma série de cursos, totalmente on-line, com os melhores professores. Clique nesse link para saber mais!

E aí, bora melhorar de vida?