Cursos tecnólogos: tire todas suas dúvidas sobre esse tipo de graduação

Por | Social Media na Uníntese |


Provavelmente você já deva ter ouvido falar sobre cursos tecnólogos, não é mesmo? Mas você sabe exatamente do que eles se tratam?

Acompanhe esse texto até o fim e descubra mais sobre esse formato de graduação que atrai cada vez mais estudantes em todo o Brasil.

Tecnólogo não é curso técnico

É bem provável que na primeira vez que você ouviu falar sobre tecnólogo tenha feito associação com curso técnico. Apesar das nomenclaturas parecidas, eles são diferentes.

O curso técnico equivale ao ensino médio em termo de titulação, enquanto o tecnólogo é ensino superior, tendo o mesmo peso de uma licenciatura ou bacharelado.

Em resumo: o tecnólogo é faculdade, o técnico não.

Mas como funciona um curso tecnólogo?

Graduações tecnológicas costumam ter cerca de dois anos de duração (podendo variar, em alguns casos), com foco muito direcionado aos aspectos práticos daquela profissão. É possível afirmar que um estudante que opta pelo tecnólogo terá uma formação voltada para as necessidades do mercado de trabalho.

Para quem quer fazer um curso superior rápido, imersivo em uma determinada área, já visando uma vaga de emprego, o tecnólogo é a melhor opção. Em apenas 4 semestres o estudante se forma e pode se candidatar às vagas disponíveis naquela área, em todo o Brasil – desde que o curso seja reconhecido pelo MEC.

Cursos tecnólogos a distância valem a pena?

Grande parte dos cursos tecnólogos disponíveis no Brasil são EAD, ou seja, com aulas remotas. Isso permite duas vantagens: estudar de acordo com a rotina do aluno, em que é preciso apenas ter um computador com internet para acessar os conteúdos, além de permitir economia. Cursos superiores EAD costumam ser mais baratos do que graduações presenciais. Além disso, o estudante economiza em transporte e alimentação, já que pode estudar em casa.

Também é comum as pessoas se questionarem quanto à validade do diploma de um curso tecnólogo. O que podemos dizer é: seja tecnólogo, bacharelado ou licenciatura, o diploma é considerado de ensino superior, tendo validade em todo o território nacional. Isso se a instituição tiver reconhecimento do MEC, conforme citamos há pouco.

Será que estudar a distância é para mim?

Outra dúvida bem frequente é sobre a adaptação das pessoas ao formato EAD. Com a pandemia, muita gente passou suas atividades profissionais e até mesmo acadêmicas para o modelo remoto.

Tanto que muitas empresas tiveram sucesso com esses sistema. Porém, vale lembrar que fazer uma faculdade a distância requer muita organização e dedicação.

Se você separar um período do dia para assistir às aulas on-line, evitando distrações e mantendo uma rotina de estudos, com dedicação, certamente o EAD combina com você!

Quem opta por fazer um curso tecnólogo na Uníntese tem a segurança de estudar em uma instituição com quase 20 anos de tradição, com milhares de alunos formados em todo o Brasil e autorização do MEC.

Agora que você já sabe o que é um tecnólogo e o quanto essas graduações estão em alta, que tal conhecer nossos cursos?

Mas se você ainda tem dúvidas sobre estudar em casa, confira esse artigo com dicas infalíveis para quem pretende fazer uma graduação EAD.