Existe idade certa para começar a aprender a Libras?

Por | Social Media na Uníntese |


Será que existe idade certa para começar a aprender a Libras?

Primeiramente, não um consenso quanto à idade mais adequada para uma pessoa ter contato com o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais. 

Aconselha-se inclusive a estimular as crianças ao aprendizado da Libras desde muito novas, em se diagnosticando um quadro de surdez. Isso porque, assim como as línguas, de maneira geral, quanto mais cedo for o aprendizado, mais fácil ficará a fluência.

A importância da Libras na comunicação em família

Quando uma criança é diagnosticada com um nível mais severo de surdez, e os pais são ouvintes, o aprendizado da Libras será indispensável para melhorar a comunicação familiar. 

O fato de ser uma língua nova também exigirá dos pais um tempo de dedicação ao idioma.

Recentemente, publicamos um texto no qual falamos sobre o tempo médio que uma pessoa leva para aprender a Libras. 

Na verdade, isso varia de cada pessoa, mas estima-se que em um ano, o aprendiz da Libras já esteja apto a manter uma boa comunicação.

No que diz respeito às crianças, o fator positivo é a facilidade de aprendizado e assimilação de novas informações, especialmente nos anos iniciais.

Estimular desde cedo é fundamental

O ideal é que a criança com surdez já aprenda os primeiros sinais assim que possível. Assim, ficará mais fácil de ela se adaptar à Língua Brasileira de Sinais e ao mundo externo, usando a Libras como forma de se comunicar.

Nos anos iniciais de uma criança, é muito importante o acompanhamento do processo de aprendizagem motora e de comunicação. 

E a aprendizagem da Libras para pessoas mais velhas?

Como dissemos no início deste texto, não há uma regra quanto à faixa etária para aprender Libras. Hoje em dia, inclusive, pessoas com idade mais avançada buscam a língua para se comunicarem com familiares surdos, na igreja ou até mesmo no âmbito profissional.

Não são poucos os casos em que um advogado, médico ou psicólogo aprendeu Libras para melhorar a comunicação com pacientes e clientes.

Ainda há os casos de quem queira lecionar a Libras ou trabalhar em projetos de inclusão.

A Uníntese oferece pós-graduação na Libras para quem quer agregar a língua ao currículo de outra área.

Em casos de quem está aprendendo as primeiras palavras, recomendamos o curso introdutório de Libras. Inclusive, este é um bom início para quem quer aprender e passar os conhecimentos iniciais para crianças que estão tendo o primeiro contato com a Libras. 


Deixe seu comentário aqui.