Justiça determina que grávida com deficiência auditiva seja acompanhada por intérprete de Libras no hospital

Por | Social Media na Uníntese |


Tags: , , , , ,

No Tocantins a Justiça determinou que grávida com deficiência auditiva receba auxílio de um intérprete de Libras durante seus atendimentos em hospital de Palmas.

Hospital Maternidade Dona Regina, em Palmas — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Uma gestante com deficiência auditiva agora terá o suporte de um intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A paciente que fará um exame no Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas, agora terá o suporte de um intérprete de Libras. Assim, graças a uma decisão judicial proveniente de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público do Tocantins, a gestante terá seus direitos garantidos.

Desse modo, a determinação judicial obriga o estado a providenciar esse acompanhamento especial para garantir que a gestante, residente em Gurupi, tenha acesso adequado aos serviços de saúde.

Essa medida não se limita apenas ao exame em si. Assim sendo, a Justiça estabeleceu que o intérprete de Libras deve estar presente durante todo o processo, até o momento da alta no hospital. Isso porque, a decisão visa assegurar que a gestante tenha suporte constante, proporcionando uma experiência mais inclusiva, contribuindo para a saúde integral da mãe e do bebê.

De acordo com informações do Ministério Público, a gestante, que é moradora de Gurupi, terá o intérprete não apenas como facilitador durante o exame, mas também como um apoio contínuo durante todo o período de atendimento médico.

Vale ressaltar que esta decisão se enquadra em uma iniciativa mais ampla. Essa medida busca promover a acessibilidade e inclusão no âmbito da saúde. Desse modo, reconhecendo a importância de garantir que todos os cidadãos tenham acesso pleno aos serviços de saúde pública.

Libras no hospital

Portanto, fica clara a importância da inclusão de pessoas surdas na sociedade e de uma maior disponibilidade de intérpretes de Libras na saúde. Isso porque, a inclusão social vai além da mera participação; ela implica garantir que todas as pessoas, tenham igualdade de oportunidades e acesso aos recursos e serviços disponíveis. Por isso, na saúde, a presença de intérpretes de Libras desempenha um papel vital ao estabelecer uma comunicação efetiva entre profissionais de saúde e pacientes surdos. Desse modo, assegurando que recebam informações precisas sobre seus diagnósticos, tratamentos e cuidados. Além disso, essa prática contribui para a promoção da autonomia e do bem-estar emocional, reconhecendo a diversidade linguística e cultural e fortalecendo a base para uma sociedade verdadeiramente inclusiva.

E você, já pensou em se tornar um intérprete de Libras, capaz de tornar o mundo um lugar melhor? Então, cadastre-se abaixo e receba conteúdos exclusivos sobre Libras! 😍