A Libras é usada apenas no Brasil? Como são as línguas de sinais em outros países?

Por | Social Media na Uníntese |


Uma pessoa surda pretende viajar para os Estados Unidos. Como ela irá se comunicar? Por Libras?

Não. Na verdade, a Libras é a sigla correspondente à Língua Brasileira de Sinais, e como o próprio nome sugere, foi desenvolvida para ser usada no Brasil.

Nos Estados Unidos, é adotada a American Sign Language (ASL), que na tradução quer dizer Língua de Sinais Americana. A origem da ASL é similar à da Libras – ambas tiveram como base a Língua de Sinais Francesa.

Estima-se que possam existir atualmente cerca de 200  línguas de sinais em todo o mundo. As razões se devem pelas características de cada lugar, que são adaptadas à comunicação.

Mas e se a pessoa tem fluência em Libras, vai conseguir se comunicar em Portugal?

Não necessariamente. Embora Brasil e Portugal compartilhem da língua portuguesa, quando se trata de sinais, a realidade é diferente. Em Portugal, a comunidade surda adota a LGP (Língua Gestual Portuguesa), que também é reconhecida como uma língua oficial, que é usada por mais de 30 mil pessoas.

Vídeo Abecedário em Língua Gestual Portuguesa

Apesar de ter algumas semelhanças com a Libras, existem diferenças entre elas.

O mesmo ocorre com outros países onde se fala a Língua Portuguesa, como Angola e Moçambique. Por lá, os surdos se comunicam através da LGA (Língua Gestual Angolana) e LMS (Língua Moçambicana de Sinais) respectivamente. Como ambos os países também possuem dialetos, estes acabam sendo incorporados à língua de sinais, ocasionando regionalismos e peculiaridades de cada lugar.

Vídeo Abecedário em Língua Gestual Angolana (LGA)
Vídeo Alfabeto em Língua de Sinais Moçambicana (LSM)

Países como Espanha e México, que têm como língua oficial o espanhol, também passam pela mesma situação, com uma língua de sinais para cada país.

A língua de sinais de cada país traz consigo traços e peculiaridades daquele local, e isso faz com que cada forma de se expressar tenha características próprias.

Neste vídeo você confere algumas expressões na Língua Americana de Sinais (ASL).

Será que elas têm similaridades com a Libras?

Confira!