Lutador Autista que promove a inclusão com aulas infantis de jiu-jitsu
Já conhece o lutador autista que promove a inclusão com aulas infantis de jiu-jitsu?
O professor Eduardo Friederich dá aulas de jiu-jitsu para cerca de 100 crianças em Arroio do Meio-RS. Entre elas, seis apresentam o transtorno do espectro autista, como o professor.
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O lutador e professor de jiu-jitsu de Arroio do Meio, no Vale do Taquari, vem promovendo a inclusão por meio de aulas da arte marcial. Mais do que praticar um esporte, Eduardo Friederich, que é autista, ensina os alunos a promoverem o respeito e a colaboração.
O jiu-jitsu como integrador social para crianças autistas
Ele começou a dar aulas em 2018, mas, desde a adolescência, já colecionava medalhas no esporte que o ajudou a desenvolver a interação social.
“Assim como em muitas artes marciais, o jiu-jitsu é praticado dentro do tatame, mas é fora dele que crianças, familiares e professores enfrentam o principal adversário: o preconceito. E nessa luta, ninguém está sozinho”, afirma Eduardo.
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“Eu já me sentia diferente no colégio, lá pelos 12 anos. Eu via que eu não conseguia fazer coisas que meus colegas faziam, não conseguia ter a mesma interação, porque gostava de ficar na minha. Me sentia uma peça fora do quebra-cabeça”, conta Eduardo.
Além disso, uma associação pró-autista da cidade utiliza a academia de Eduardo para promover encontros entre pais e profissionais. A parceria entre o professor e a associação começou neste ano e vem ajudando pais e mães de crianças com autismo a lutar pela inclusão e o desenvolvimento social.
O lutador autista que promove a inclusão com aulas infantis de jui-jitsu utiliza o local para promover campeonatos beneficentes na região, que ajudam na inclusão dos alunos na comunidade.
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“O jiu-jitsu me trouxe confiança. Uma característica do autismo é esse medo de tentar, de perder. O esporte me trouxe a confiança para conseguir lidar com uma situação difícil, para conduzir melhor em casa, dar um exemplo e uma atitude para os meus filhos”, diz o professor.
Aprenda mais sobre o Autismo
O Transtorno do Espectro do Autismo é considerado um transtorno de neurodesenvolvimento. Nele, a criança tem dificuldade na comunicação social e mantém um interesse limitado e estereotipado. Isso significa que é uma alteração que ocorre dentro do cérebro no qual as conexões entre os neurônios se dão de uma forma diferente. Sendo assim, a pessoa tem dificuldade em interagir com as outras de uma maneira proveitosa.
Há várias características e níveis de autismo, estudadas e catalogadas pela ciência, mas há também vários mitos a respeito dele. Por isso, é bom ter cuidado com as coisas que lemos! É sempre bom ficar de olho nos sinais do autismo, pois quanto mais cedo se iniciar uma intervenção, mais chances ela tem de aumentar a autonomia da criança.
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Em primeiro lugar, é importante que crianças autistas desde cedo se sintam encorajadas a conviver socialmente.
Por isso, nós como sociedade, pais, familiares e professores, também temos que nos conscientizar sobre os diferentes aspectos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
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