O Dia Mundial do Tradutor tem relação com a Libras?

Por | Social Media na Uníntese |


Você sabe como surgiu o Dia Mundial do Tradutor e qual a sua relação com a Libras?

Você sabe como surgiu o Dia Mundial do Tradutor e qual a sua relação com a Libras.

Hoje 30 de setembro comemora-se o Dia Mundial do Tradutor.

Vamos descobrir a importância dessa data e a sua conexão com a Língua Brasileira de Sinais.

Continue lendo e descubra!

Primeiramente, queremos desejar um feliz Dia do Tradutor a todos esses profissionais que certamente, contribuem para a inclusão social e diversidade.

Agradecemos principalmente, aos tradutores/intérpretes de Libras que trabalham constantemente para difundir e aprimorar a comunicação com pessoas surdas por meio da Língua Brasileira de Sinais.

Como surgiu o Dia Mundial do Tradutor?

A data é comemorada em homenagem a São João Jerônimo, que traduziu a Bíblia para o latim, levando, a princípio, 15 anos para concluir a tradução.

Em síntese, o 30 de setembro é alusivo ao dia do falecimento de São Jerônimo, em 419 ou 420.

Então, o santo e sacerdote da Igreja Católica ficou conhecido como tradutor da Bíblia grego antigo e do hebraico para o latim.

Assim, São Jerônimo é autor de importantes textos sobre a arte de traduzir e, portanto, considerado o santo padroeiro dos tradutores.

Quando foi instituído o Dia Mundial do Tradutor?

O Dia Mundial do Tradutor foi instituído apenas em 1991, pela Federação Internacional dos Tradutores (FIT). Em suma, a data tem o intuito de celebrar e incentivar a profissão e a formação de mais profissionais nesta área que se encontra em constante crescimento.

O Dia Mundial do Tradutor tem relação com a Libras?

O Dia Mundial do Tradutor tem relação com a Libras
Feliz Dia do Tradutor! Em especial aos profissional tradutores/intérpretes de Libras.

Sabemos que o Dia Mundial do Tradutor representa a profissão de tradutor em diversas áreas do mundo e portanto, não inclui somente aqueles profissionais tradutores/intérpretes. Mas, assim como os primeiros, esses últimos também fazem parte do contexto da tradução mundial.

Vamos explicar o porquê!

Hoje celebramos a data, principalmente porque o tradutor é muito importante para a sociedade, realizando um trabalho que difunde a comunicação no mundo todo, em diferentes níveis sociais, culturas, nas tradições e idiomas.

Ou seja, isso quer dizer que existe uma relação profunda entre o Dia Mundial do Tradutor e a Libras…

Portanto, a Língua Brasileira de Sinais sendo um idioma, segue esses mesmos propósitos, assim como as quase 300 línguas de sinais presentes em todo o mundo.

Dessa forma, o tradutor/intérprete de Libras também deve comemorar o dia de hoje, isso porquê os princípios da tradução estão atrelados a Língua Portuguesa e a sinalização.

O que é necessário para se tornar um tradutor/intérprete de Libras?

Produzimos um conteúdo, onde separamos 5 dicas infalíveis para você se tornar um tradutor/intérprete de sucesso. Quer ler? Clique aqui e confira.

Onde estudar Libras?

Hoje, finalmente, com a evolução da tecnologia, ficou muito mais fácil aprender Libras.

Além disso, o aprendizado pode ocorrer de diferentes formas.

Nesse sentido, é possível aprender por meio de cursos introdutórios, com os primeiros passos, cursos avançados, graduações, tecnólogos e pós-graduações, sendo este último, um curso recomendado para quem já possui um certo conhecimento em Libras.

Temos uma excelente notícia para você!

A Uníntese/FADS tem todas essas modalidades de cursos disponíveis.

Estude Libras na Uníntese!

No Brasil, somos a instituição líder no ensino da Língua Brasileira de Sinais. Assim, já formamos milhares de pessoas aptas a se comunicarem por meio da Libras.

Se você também acredita na comunicação como forma de inclusão, convidamos a conhecer nossos cursos. Temos opções de cursos livres, por meio do Ensino.Digital e Escola de Libras.

Quer saber qual a melhor opção para seus objetivos? Confira neste link.

Estamos com bolsas de até 50% em nossa Graduação em Tradução e Interpretação da Libras. Clique aqui para saber mais.


Deixe seu comentário aqui.