O que é Datilologia?

Por | Social Media na Uníntese |


Você sabe o que é datilologia?

Para quem trabalha com línguas de sinais, é muito comum falarmos sobre datilologia. Mas nem todo mundo sabe do que se trata, e é por isso que resolvemos escrever este texto, para esclarecer de vez o conceito adequado dessa ferramenta importante para quem se comunica por Libras.

O que é datilologia?

De acordo com o dicionário, a palavra datilologia deriva da junção de datilo, que significa “dedo”, e do sufixo -logia, com o sentido de “estudo”.

No que diz respeito à Libras, a datilologia também é chamada de alfabeto manual, e tem como função atribuir sinais às letras, feitos com as mãos. Muita gente acredita que saber esse alfabeto em datilologia é saber Libras.

E não é bem assim!

Se pensarmos dessa forma, é o mesmo que alguém aprender as letras do alfabeto inglês e acreditar que fala a língua inglesa.

Na Libras, as palavras têm seus sinais próprios, que não são necessariamente os sinais atrelados às letras em datilologia.

Função da datilologia e do alfabeto manual

O uso do alfabeto manual é muito importante na Libras porque ajuda a pessoa a soletrar uma palavra que não saiba o sinal exato. Ou até mesmo em casos de palavras que ainda não tenham um sinal definido.

Vale lembrar que a língua portuguesa tem mais de 600 mil palavras, e a Libras é uma língua nova – completa 20 anos em 2022, e ainda está em construção. Sendo assim, o vocabulário e número de palavras com sinais na Libras ainda estão em desenvolvimento, mesmo crescendo a cada dia.

Embora seja uma importante ferramenta, a datilologia deve ser usada com moderação entre quem se comunica em Libras. Pessoas que não a utilizam têm dificuldades em deixar a comunicação fluída. Já o uso de forma exagerada deixa o diálogo cansativo, como se alguém estivesse soletrando tudo que diz numa língua oral, por exemplo.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é datilologia manual e entende a função dessa ferramenta, que tal aprender Libras de verdade, em uma instituição líder na formação de profissionais da língua brasileira de sinais?

A Faculdade Uníntese está no mercado há 20 anos e já formou milhares de estudantes em todos os estados do Brasil.

Temos cursos superiores (bacharelado, licenciatura e tecnólogo), além de pós-graduação. Todos com professores experientes e reconhecidos pelo MEC.

Também temos os cursos de extensão do Ensino.Digital e Escola de Libras, que servem para quem busca aprender apenas a Libras.

No Brasil, temos mais de 10 milhões de pessoas com algum nível de deficiência auditiva, dos quais quase 3 milhões dependem exclusivamente da Libras para se comunicarem. Além de um grande mercado de trabalho para profissionais, quem aprende Libras contribui para o crescimento e fortalecimento de uma sociedade mais inclusiva.