O que é tecnólogo? Conheça 4 vantagens dessa modalidade de graduação
Você sabe o que é um curso tecnólogo?
Muitas pessoas ainda têm dúvidas e fazem uma certa confusão desse formato de graduação com os cursos técnicos.
A diferença é que um tecnólogo tem o peso de um curso de ensino superior, enquanto um curso técnico equivale ao mesmo nível do ensino médio.
Em resumo: o tecnólogo é uma faculdade, enquanto o técnico não.
O que é o tecnólogo?
Os cursos tecnólogos ou tecnológicos são graduações focadas em determinadas áreas específicas, que permitem obter o diploma num período menor de tempo – geralmente 2 ou 3 anos.
Diferentemente de uma licenciatura ou bacharelado, que possuem carga horária maior e uma base teórica mais consistente, o tecnólogo é mais focado em aspectos práticos do mercado de trabalho.
No entanto, o diploma tem a mesma validade entre as 3 modalidades de ensino superior.
4 vantagens de fazer um curso tecnólogo
Embora seja a mais recente das modalidades de ensino superior, o tecnólogo já tem uma grande adesão e apresenta as seguintes vantagens:
– Tempo de duração: um estudante que entra em um curso tecnólogo pode se formar em 2 anos e já ingressar no mercado de trabalho, em busca de bons empregos e oportunidades.
– Economia: por ser um curso de duração mais curta, o tecnólogo permite fazer economia se comparado com graduações mais extensas. Se uma formação em licenciatura tem 4 anos, são 48 meses de mensalidades, enquanto no tecnólogo, isso cai pela metade em termos de tempo.
– Possibilidade de ingressar na pós-graduação rapidamente: o mercado de trabalho está cada dia mais exigente, fazendo com que grande parte das pessoas busque uma pós-graduação para estar ainda mais de preparada diante das exigências que as empresas têm em um cenário competitivo. Sendo assim, é possível que em pouco mais de 2 anos do ingresso no tecnólogo, o estudante já possa estar fazendo pós-graduação.
– Mesmo diploma das demais graduações: como dissemos anteriormente, o diploma do tecnólogo tem o mesmo peso de um bacharelado ou licenciatura. Dessa forma, em termos de titulação, as 3 modalidades são equivalentes.
Curso Tecnólogo em Comunicação Assistiva Tradução e Interpretação da Libras da Uníntese/FADS
A Uníntese/FADS oferece atualmente o curso tecnólogo em Comunicação Assistiva Tradução e Interpretação de Libras. A graduação tem 2 anos de duração e permite ao profissional atuar em um mercado em expansão, que é o da Libras – área que cresceu muito nos últimos anos, especialmente em ambiente que fomentem a inclusão social.
Quem se forma no Tecnólogo em Comunicação Assistiva Tradução e Interpretação da Libras pode atuar em instituições públicas, privadas, empresas e organizações que trabalhem com a Libras dentro de suas atividades.
Também é possível que o profissional seja um empreendedor na área e preste serviços para emissoras de TV, produtoras de vídeo ou até mesmo para instituições religiosas.
A profissão de intérprete de libras foi regulamentada em 2010, abrindo as portas para maior reconhecimento e valorização de quem trabalha na área.
Conclusão
A escolha por um curso tecnólogo preenche a lacuna de quem busca um diploma de ensino superior, mas não dispõe de muitos anos até concluir a graduação.
Aqui na Uníntese/FADS, o Tecnólogo em Comunicação Assistiva Tradução e Interpretação da Libras tem reconhecimento e nota máxima do MEC, e é a porta de entrada para uma profissão em expansão.
Se você quer saber mais como faz para ingressar em nosso tecnólogo, basta clicar nesse link.
Inscreva-se já e comece logo uma nova trajetória profissional.