Quais as áreas de atuação na Pedagogia?

Por | Social Media na Uníntese |


Você sabe quais são as áreas de atuação na pedagogia? Muita gente não sabe, mas o profissional de pedagogia tem um ótimo leque de possibilidades no mercado de trabalho. Acompanhe esse texto e saiba como são grandes as chances de sucesso para quem escolhe a formação nesta área.

O que é e como surgiu a pedagogia?

Antes de entrarmos mais especificamente nas áreas da pedagogia, é bom a gente explicar o que é essa profissão.

A pedagogia é ciência que trata da educação dos jovens, que estuda os problemas relacionados com o seu desenvolvimento como um todo. A origem da pedagogia vem da Grécia antiga, quando então escravos tinham o dever de passar ensinamentos às crianças.

Com o passar dos séculos, a pedagogia sempre foi uma área em evidência. Os primeiros cursos superiores de pedagogia do Brasil surgiram ainda nos anos 1930.

Quais as áreas de atuação na pedagogia? 

Na maioria dos casos, profissionais de pedagogia atuam em escolas, mas separamos outras áreas nas quais é possível trabalhar.

1 – Em empresas

Cresce a cada dia a tendência de grandes empresas contratarem pedagogos para trabalharem junto aos departamentos de recursos humanos. A intenção nestes casos é o desenvolvimento dos colaboradores, desde a parte pessoal à cognitiva. O profissional pode trabalhar na criação de atividades que estimulem o aprendizado das equipes.

2 – Em hospitais

Muitas vezes, crianças e adolescentes precisam passar por tratamentos médicos e internações que inviabilizam a ida à escola. Para essas situações, hospitais disponibilizam pedagogos que vão auxiliar no aprendizado durante o período de internação.

3 – Em editoras

Pedagogos são chamados com frequência para trabalhar em editoras na elaboração de materiais didáticos, especialmente livros. Com a formação voltada à área da educação, são os profissionais mais indicados para escreverem e pensar formas corretas de pensar nas obras que serão utilizadas na alfabetização e também no desenvolvimento dos estudantes, especialmente da educação infantil e básica.

4 – Na indústria de brinquedos

Sabia que muitos profissionais da pedagogia acabam trabalhando na indústria de brinquedos? Nestes casos, pedagogos têm papel fundamental na elaboração de brinquedos e jogos que tenham cunho educativo.

5 – Na indústria de games

A indústria de games é uma das que mais faturam, e é um ótimo nicho para quem trabalha com pedagogia e tem interesse em tecnologia. Isso porque pedagogos podem colaborar na concepção de jogos eletrônicos que tenham fins educativos.

6 – Na área acadêmica

A pesquisa em pedagogia é muito forte e requer constantemente profissionais. Por ser uma área tradicional do conhecimento, e que está sempre em alta, muita gente acaba optando por fazer mestrado e doutorado e trabalhando com pesquisa acadêmica, ou até mesmo docência universitária.

Pedagogia em sala de aula

Você viu uma série de possibilidades para quem atua na pedagogia, mas ainda não mencionamos a principal área, a educação.

Dentro das escolas, o profissional da pedagogia atua desde a educação infantil, ao trabalhar diretamente no desenvolvimento das crianças, passando pela educação básica bem como na educação de jovens e adultos.

Para cada etapa desse processo, o profissional de pedagogia terá que desenvolver metodologias junto à escola que tenham como foco a qualidade do processo educacional.

Pedagogia e a Libras

Quem opta por fazer uma formação em pedagogia na Uníntese tem a possibilidade de poder atuar também na educação de surdos. Isso porque no curso de pedagogia bilíngue o graduando tem a habilitação que o permite trabalhar com a Língua Brasileira de Sinais. Isso amplia ainda mais a área de atuação.

Em 2021, foi aprovada a mudança na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que prevê que os sistemas de ensino assegurarão a alunos surdos a oferta de material didático e atendimento por professores bilíngues com formação e especialização apropriadas em nível superior.

A decisão tem como consequência um aumento considerável na busca por profissionais de pedagogia que também tenham habilitação em Libras.

Por fim, lembramos que na Uníntese, é possível também fazer os cursos de Pedagogia – Educação infantil e anos Iniciais, além de Pedagogia – Educação Especial.