Qual a importância das mulheres na Libras?

Por | Social Media na Uníntese |


Tags: , , , , , , , ,

Você sabe qual a importância das mulheres na Libras? As mulheres têm tido um papel fundamental no desenvolvimento e no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), bem como na luta pela inclusão social dos surdos no Brasil. Além disso, desde o início do movimento surdo no país, as mulheres têm liderado muitas iniciativas importantes para a divulgação da língua e para a garantia dos direitos dos surdos.

Dessa forma, essa perspectiva tem sido essencial para a construção de um movimento surdo mais forte e unido, que luta pelos direitos e pela inclusão de todos os surdos, independentemente de gênero, raça, classe social ou qualquer outra diferença.

Além disso, a presença de mulheres surdas na Libras é uma inspiração e um exemplo para outras mulheres surdas, mostrando que é possível superar as barreiras impostas pela sociedade e pelo preconceito, e assim conquistar mais espaços e reconhecimento.

Conheça algumas mulheres importantes na Libras:

Shirley Vilhalva

Professora e escritora surda, Mestre em Linguística pela UFSC. Além disso, é pesquisadora da Universidade Federal de Rondônia e professora titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua nas seguintes áreas: Libras e Língua de Sinais Indígenas.

Sueli Ramalho

Surda de familiares de três gerações surdas. Sueli também é atriz, escritora, professora de línguas e intérprete de Libras. Especialista em Libras e inclusão de pessoas surdas nas áreas educacionais e empresariais, Sueli já teve contato com 32 línguas de sinais. Ademais, ela também já participou dos maiores programas de televisão do país, incluindo o programa do Jô e já deu até uma TED Talk.

Fernanda Grazielle Soares

Professora, surda e ama viajar. Doutora em Linguística pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Possui graduação em Letras Libras pela Universidade Federal Santa Catarina (2012). Atualmente é professora do curso de Letras-Libras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenadora do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade.

Portanto, a importância das mulheres na Libras têm desempenhado um papel importante como professoras, intérpretes e instrutoras em escolas, universidades e em programas de treinamento profissional para surdos.  Assim sendo, elas garantem que os surdos tenham acesso aos mesmos direitos e oportunidades que as pessoas ouvintes. Além disso, as mulheres têm sido ativas na luta por políticas públicas que promovam a inclusão social dos surdos.

Quer aprender Libras? Cadastre-se abaixo para saber mais ❤️