Servidora do Detran interpreta Libras em atendimentos
Libras faz parte da trajetoria de Cláudia Almeida Gonçalves Salomão, servidora do Detran-MS há 18 anos. Antes mesmo de ingressar no serviço público, ela já atuava como intérprete de Libras. Seu primeiro contato com a língua foi em 1998, durante um curso na igreja, enquanto ainda cursava direito na faculdade.
Sua habilidade natural a levou a se aperfeiçoar, tornando-se uma intérprete profissional qualificada para eventos como concursos, vestibulares, congressos e palestras.
“Para mim, a comunicação é uma dádiva que deve ser compartilhada. A facilidade que tenho com a Libras é uma oportunidade de facilitar a vida daqueles que dependem dela para se expressar”, explica Cláudia, destacando sua missão de promover a inclusão e a acessibilidade para a comunidade surda.”
Libras
Milhões de pessoas dependem da Libras (Língua Brasileira de Sinais) para se comunicarem no dia a dia, tendo assim uma data só para ela. O dia 24 de abril marca o Dia Nacional da Libras.
Uma data marcada pela Lei 10.436/2002, que reconheceu oficialmente a língua brasileira de sinais como meio legal de comunicação e expressão. Garantindo atendimento adequado às pessoas surdas em instituições públicas.
A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é complexa como qualquer outra, considerada língua por ser composta por diferentes níveis linguísticos, possuindo expressões e estruturas gramaticais próprias. A OMS estima que, até 2050, 900 milhões de pessoas podem desenvolver surdez.
Há mais de 20 anos a Uníntese forma milhares de pessoas, possuido nota 5 no reconhcecimento pelo MEC. Com o nosso curso de Bacharel em Letras Libras você se torna um profissional na área, pois a Uníntese tem uma metodologia própria está alinhada com as necessidades e demandas que o mercado busca. Com dedicação você pode buscar a fluencia, e atuar nessa carreira tão abrangente, tanto na tradução ou interpretação.
Quer ficar por dentro de mais conteúdos como esse? Cadastre-se abaixo: 🤟