Surdos profundos Profissão Repórter desvenda realidade

Por | Social Media na Uníntese |


Tags: , , , , ,

Profissão Repórter mostrou a realidade dos surdos profundos na última terça-feira. Segundo o IBGE, há no Brasil 2,1 milhões pessoas que nasceram com surdez profunda ou que perderam completamente a audição ao longo da vida.

Mutirões são realizados pelo Hospital da Clínicas em São Paulo para reduzir a fila para a colocação de implantes cocleares em pessoas diagnosticadas com surdez total. No auge da pandemia, 150 pacientes surdos aguardavam a cirurgia. Hoje, graças ao mutirões, o número caiu para 90.

A repórter Danielle Zampollo acompanha de perto a operação realizada em duas crianças, Ryan e Gabriel na realidades dos surdos profundos e a adaptação deles ao aparelho auditivo durante seis meses.

menino surdo

Reportagem

A repórter Milena Rocha e o repórter cinematográfico Alex Gomes registram o empenho de garoto Yohan e da mãe Elaine Sampaio para cumprir uma agenda cheia de atividades necessárias para o desenvolvimento do menino ele nasceu com surdez profunda e desde os 10 meses vive com um implante coclear.

Dentro da comunidade surda, as opiniões sobre implante coclear são diversas. O repórter Thiago Jock e a repórter cinematográfica Gabi Vilaça foram até o Derdic instituição sem fins lucrativos que atua na educação, acessibilidade e empregabilidade de surdos e entrevistaram uma família em que os pais optaram por não colocar o implante coclear na filha que nasceu com surdez profunda.

entrevista realidade dos surdos profundos

Os repórteres têm a oportunidade de aumentar a conscientização e promover uma maior inclusão. Por meio de reportagens precisas e sensíveis, eles podem ajudar a derrubar estereótipos e preconceitos, educando o público sobre as necessidades e aspirações dessa comunidade.

É necessário continuar se adaptando e evoluindo para garantir que a realidade dos surdos profundos seja cada vez mais bem compreendida e representada. Isso implica em investir em formação específica para promover a inclusão. Utilizando recursos tecnológicos e de acessibilidade para tornar a informação mais acessível a todos.

Quer se qualificar na área profissional? Clique aqui 😃