Conheça a Intérprete de Libras que ajuda mulheres surdas com câncer de mama

Por | Social Media na Uníntese |


Tags: , , , ,

Hoje vamos falar sobre Rose Cinara, uma intérprete de Libras que ajuda mulheres surdas com câncer de mama. Rose é professora e intérprete de Libras em Cuiabá no Mato Grosso e já teve câncer.

Rose em um evento da MT Mamma

Durante a campanha Outubro Rosa em uma palestra da Associação de Trabalhadores Voluntários contra o Câncer de Mama em Mato Grosso (MT Mamma), na Câmara de Vereadores, em Cuiabá,  a funcionária pública do município, Rose Cinara conheceu o trabalho da associação e em pouco tempo, passou a fazer parte do grupo Amigos do Peito.  Dessa forma, Rose tinha o objetivo de ajudar como voluntária, disponibilizando informações em Libras sobre o câncer de mama para a comunidade surda. No entanto, Rose acabou detectando um nódulo durante o autoexame das mamas e o diagnóstico por meio da mamografia confirmou o carcinoma com grau agressivo.

Contudo, Rose tinha um histórico genético da doença na família, avó, tia, irmã e prima, que tiveram câncer de mama. Por isso, a professora aceitou o diagnóstico com mais naturalidade e logo deu início aos tratamentos. Rose fez quimioterapia, mastectomia total e reconstrução das mamas.

A Intérprete de libras ajuda mulheres surdas com câncer de mama

No intuito de ajudar mulheres surdas a se prevenirem, Rose fez um vídeo em Libras sobre como realizar o autoexame para o diagnóstico precoce do câncer de mama. O vídeo está disponível no YouTube e foi enviado para mulheres surdas, como a professora Joice Meireles (32 anos). Casada e mãe de dois filhos pequenos, Joice também é professora e a partir da orientação da amiga no vídeo também descobriu um nódulo no seio e está em tratamento. O problema para Joice é a dificuldade de comunicação no atendimento médico já que não existem intérpretes para surdos nas consultas e exames.

Reprodução do vídeo gravado por Rose

“Há muitas dificuldades para acessibilidade das pessoas surdas nos hospitais. Se Rose Cinara não estivesse comigo não saberia como fazer. Foi com o vídeo dela que fiquei sabendo que se sentisse algum nódulo no autoexame eu teria que ir ao médico, o mais rápido possível”, disse Joice por meio da tradução de Rose Cinara. 

Rose e Joice hoje são amigas e ambas participam da MT Mamma

Como amiga de Joice, a professora tem feito este papel, acompanhando os procedimentos dela no Hospital de Câncer, por exemplo. E, foi com o incentivo de Rose que  Joice também chegou na MTmamma e é assistida pela entidade.

Assim, atualmente Rose ajuda mulheres deficientes auditivas que foram diagnosticadas com câncer, na luta contra a doença e a falta de acessibilidade, já que grande parte dos médicos e enfermeiros não sabe se comunicar com elas.

“Infelizmente não tem acessibilidade nos hospitais, principalmente nos oncológicos. É muito complicado isso. Os médicos parecem que quando ficaram estudando, não aprenderam sobre como tratar pessoas surdas, a maioria acha que é mímica ou que sabe mais ou menos”, detalha Joice.

Confira abaixo o vídeo de Rose no YouTube:

Fonte: MT Mamma

Seja você também um agente de mudança e torne o mundo mais acessível, aprenda Libras. Clique aqui e saiba mais.