Aplicativos móveis facilitam a comunicação com surdos
Com o avanço tecnológico, aplicativos móveis que facilitam a comunicação com surdos foram desenvolvidos em benefício da acessibilidade e inclusão social
Com o avanço da tecnologia nos últimos 10 anos, não faltam aplicativos para qualquer tipo de tarefa, estudos e funções. A Língua Brasileira de Sinais – Libras, tem acompanhado esse crescimento tecnológico.
Você ouvinte, já encontrou barreiras para se comunicar com um surdo? E você surdo já encontrou barreiras para se comunicar com um ouvinte?
Então, hoje, vamos descobrir como facilitar essa comunicação por meio da tecnologia.
Avanços na Libras, impulsionaram surgimento de aplicativos móveis que facilitam a comunicação com surdos
A Libras tem avançado muito nos últimos anos, principalmente com a aprovação da Lei que regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete de Libras – LEI Nº 12.319, DE 1º DE SETEMBRO DE 2010.
Com essa regulamentação várias iniciativas de inclusão, acessibilidade e oportunidades no mercado de trabalho aconteceram.
A iniciativa de criar tecnologias ágeis e acessíveis para a comunicação entre surdos e ouvintes é uma delas.
5 aplicativos móveis que facilitam a comunicação com surdos
Conheça os 5 principais aplicativos e plataformas que facilitam a comunicação entre surdos e ouvintes (se você souber de outras ferramentas, insira nos comentários ao final desse texto):
Hand Talk
É uma ferramenta para dispositivos móveis que, através de um personagem, converte textos, imagens e áudios para Libras.
Inclusive, se você tirar a foto de uma placa ou outdoor poderá traduzi-la no aplicativo.
A Organizações das Nações Unidas (ONU) premiou o Hand Talk com o prêmio World Summit Award Mobile. Essa é uma competição bianual que reconhece aplicativos relevantes para a humanidade.
O projeto foi desenvolvido em Alagoas, em 2008, mas lançado em 2013, sendo uma iniciativa de Ronaldo Tenório.
Portanto, para quem vive da Libras e depende dela, o aplicativo se torna fundamental, uma ferramenta de inclusão social, que segundo Ronaldo visa diminuir “a dificuldade de integração dos surdos na educação, trabalho, lazer e em atividades cotidianas”.
ProDeaf
O ProDeaf é uma plataforma móvel que traduz o português textual e oral para a Língua Brasileira de Sinais.
Com o aplicativo no celular ou tablet, é possível falar ou escrever um texto e vê-lo traduzido para a Libras por meio de um avatar 3D com mãos e expressões faciais bem destacadas para facilitar a compreensão dos sinais.
Desenvolvido em Pernambuco, o projeto ProDeaf, também tem disponível o site WebLibras.
A iniciativa venceu a categoria Publicações e Mídias Digitais do Prêmio Brasil Criativo, entre outras premiações.
Segundo João Paulo Oliveira, desenvolvedor e coordenador técnico do ProDeaf, a ideia surgiu quando um grupo de colegas de mestrado em Ciência da Computação, na Universidade Federal de Pernambuco, sentiu necessidade de se comunicar com um colega surdo. “Ouvintes e surdo colaboraram a fim de criar o aplicativo”, relatou.
Tap Tap
Esse aplicativo faz o celular vibrar e piscar quando detecta algum som ambiente, como o uma porta se fechando, alarmes, sirenes de incêndio.
Os alertas podem ser regulados de acordo com os ajustes do usuário. Porém, diferente do hand Talk e do Deaf ele não é gratuito, custa três dólares e está disponível na App Store para iPhone, iPad and iPod Touch.
VLibras
A suite VLibras é um conjunto de ferramentas gratuitas e de código aberto que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em Português para Libras, tornando computadores, celulares e plataformas Web mais acessíveis para as pessoas surdas.
O Vlibras é o resultado de uma parceria entre o Ministério da Economia (ME), por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD), e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID).
StorySign
Trata-se de uma plataforma desenvolvida originalmente em 2018 para auxiliar na alfabetização de crianças surdas. Para isso, a Huawei utilizou em seu software inteligência artificial (IA) e realidade aumentada (RA).
Atualmente, o StorySign oferece suporte para 15 línguas diferentes, estando em países como, por exemplo Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Portugal, Austrália e agora no Brasil. Até agora já foram traduzidos para Libras 71 livros, sendo 2 deles brasileiros.
Viu, como é possível estabelecer uma comunicação com surdos, mesmo sem saber Libras, por meio da acessibilidade tecnológica?
Mas, e se você pudesse ampliar a sua comunicação aprendendo Libras e ainda se tornar um profissional qualificado na área?
Sim. É possível estudar a Língua Brasileira de Sinais e ainda fazer dela a sua profissão ou agregar na sua área de atuação profissional.
Com a Uníntese o teu sonho se torna realidade. Isso porque, somos a instituição líder no ensino da Libras no Brasil há mais de 15 anos, com metodologia própria de ensino e prática.
Confira as opções de graduação e Pós-Graduação na área da Libras:
Cursos de Graduação
🤟Comunicação Assistiva – Tradução e Interpretação da Libras/ Língua Portuguesa (2 anos);
🤟Letras/Libras (4 anos);
🤟Pedagogia Bilíngue (4 anos).
Curso de Pós-Graduação
🤟Pós-Graduação em Libras – Tradução, Interpretação e Docência (2 anos)