Produtividade nos estudos: 5 dicas infalíveis para melhorar seu rendimento em 2022

Por | Social Media na Uníntese |


Como é sua produtividade os estudos? Essa é uma pergunta que encontra as mais variadas respostas, especialmente pelo fato de a produtividade estar ligada a uma série de fatores: tempo, organização, facilidade ou dificuldade de concentração. Até mesmo questões financeiras entram nessa equação.

Mas, sabia que, com dedicação e alguns hábitos é possível, sim, ter mais produtividade nos estudos? Mesmo se você eventualmente não se sinta alguém produtivo. Separamos a seguir algumas dicas que podem ajudar bastante

5 dicas para melhorar a produtividade nos estudos

1 – Defina suas prioridades

Antes de começar a estudar é fundamental que você estabeleça quais são suas prioridades. Defina aquilo que é mais importante, quais suas metas e sonhos. Mantenha o foco nessas prioridades e, se por ventura, precisar, faça alguns sacrifícios. Se a sua prioridade para este semestre é aprender os conteúdos a ponto de ter excelente desempenho nas avaliações, tenha isso como prioridade em sua rotina. Dessa forma, fica mais fácil enxergar a finalidade do seu esforço e qual será a recompensa.

2 – Estabeleça um rotina organizada

Agora que você já tem as prioridades definidas, dedique um tempo para estabelecer uma rotina bem organizada. O objetivo aqui é permitir que você tenha tempo para se dedicar a estudar com qualidade, revisando cada ponto que gerar dúvida, para que nada fique sem resposta. Tenha uma hora para acordar, para dormir, para fazer as tarefas do cotidiano. Com uma rotina bem definida, naturalmente você perceberá que a rotina vai aumentar.

3 – Tenha um ambiente adequado

Um dos princípios básicos para ter produtividade é estar em um lugar que ofereça bem-estar. Então, tente organizar um espaço próprio, arejado, claro e que ofereça condições de manter a concentração. Dessa forma, estudar será algo prazeroso e inspirador. Com o tempo, o que hoje é uma obrigação, será um hábito incorporado o qual você vai adorar.

4 – Evite distrações com o celular.

Quem resiste a uma notificação na rede social? Difícil, não é mesmo? Por conta disso, sugerimos manter o celular distante, desligado ou no silencioso, a ponto de você não se distrais enquanto estuda. Também é importante estar longe de locais com barulho alto ou ainda som de TV e rádio. Quando estamos estudando e buscamos foco e concentração, o silêncio é uma ótima opção. Se você precisa estar com o celular à mão, recomendamos o uso do aplicativo Flipd, que bloqueia as notificações no smartphone.

5 – Use o Trello ou Evernote para gerenciar as tarefas

Nos últimos anos, Trello e Evernote tornaram-se os aplicativos favoritos de muita gente, e o motivo é simples: ambos são gerenciadores de tarefas, que ajudam a pessoa a organizar a rotina, horários, compromissos e demais projetos. Você pode visualizar ao longo do dia suas tarefas, podendo ter um controle maior do tempo e, desta forma, aumentar a produtividade.

Conclusão

Ter produtividade nos estudos é algo que muitos desejam ter, mas nem todos conseguem. Executar um planejamento não é uma tarefa simples como parece. Mas com perseverança é possível. Comece aos poucos, sem se cobrar muito. Com o tempo, irá perceber que naturalmente sua produtividade vai aumentar. E lembre-se: estar ocupado não necessariamente é ser produtivo.

Por isso, com um bom planejamento e organização, seus estudos dos conteúdos da Uníntese vão render muito. Seguindo esses passos, você ficará mais confiante no estudo da Libras e terá um ótimo desempenho na faculdade.

Vale tentar, não é mesmo?

Para encerrar, agora que você já sabe o que é necessário para ter maior produtividades nos estudos, que tal aprender mais sobre mercado de trabalho e a grande diferença de salários entre quem tem ensino superior completo e quem não tem.  Clique aqui e leia na íntegra.


Deixe seu comentário aqui.